Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Neide Cardoso de-
dc.contributor.advisor-co1Vicenzi, Renilda-
dc.contributor.referee1Souza Neto, João Clemente de-
dc.contributor.referee2Andreis, Adriana Maria-
dc.contributor.referee3Vicenzi, Renilda-
dc.creatorMantovani, Bernardo Andre-
dc.date2022-05-04-
dc.date.accessioned2022-07-14T14:44:44Z-
dc.date.available2022-07-14-
dc.date.available2022-07-14T14:44:44Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5714-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the images from the perspective of the intersectionality between gender and race, considering the context of Post Abolition in Brazil, through eight history textbooks addressed to the eighth grade of elementary school II and approved by the PNLD in the trienniums 2011, 2014, 2017 and 2020, with two books from each triennium. The research analyzes from the inte rpretative tool of Thompson's theory (2011), articulated to the concept of intersectionality proposed by Collins (2015) and Akotirene (2019), from studies on race, proposed by Kilomba (2019), and gender, proposed by Scott (1995), as well as on the studies of textbooks by authors Bittencourt (1993; 2010; 2011) and Choppin (2002; 2004). These authors make it possible to observe how the images published in Textbooks articulate oppre s- sions and privileges regarding the categories of gender and race in an articul ated way, among the characters illustrated in their contents. Thus, we resort to the methodological perspective of Depth Hermeneutics (HP), proposed by Thompson, comprising three phases: the analysis of the socio historical context, the second phase, the f ormal analysis, will be carried out from the Content Analysis (CA) by Bardin (2016) and Semiological Analysis (AS) by Penn (2002), theories that direct data collection and internal analysis to these symbolic forms; and, the third phase, interpretation and reinterpretation, in which we will expose the results of the analyzes undertaken, which explained some complex issues about (gender and race) in the analyzed images.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem po r objetivo a análise das imagens na perspectiva da interseccionalidade entre gênero e raça, considerando o contexto do Pós Abolição no Brasil, por meio de oito livros didáticos de história endereçados ao oitavo ano do ensino fundamental II e aprovados pelo PNLD nos triênios de 2011, 2014, 20 1 7 e 2020, sendo dois livros de cada triênio. A pesquisa analisa a partir da ferramenta interpretativa da teoria de Thompson (2011) articulada ao conceito de interseccionalidade proposto por Collins (2015) e Akotirene ( 2019), dos estudos sobre raça, proposto por Kilomba (2019), e de gênero, proposto por Scott (1995), como também sobre os estudos de livros didáticos dos autores Bittencourt (1993; 2010; 2011) e Choppin (2002; 2004). Estes autores possibilita m observar como as imagens veiculadas em Livros Didáticos, enunciam opressões e privilégios quanto à s categorias de gênero e raça de modo articulado, entre as personagens ilustradas em seus conteúdos. Assim, recorremos à perspectiva metodológica da Hermenêutica de Profun didade (HP) proposta por Thompson compreendida por três fases à análise do contexto sócio histórico, a segunda fase, a análise formal, será realizada a partir da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016) e Análise Semiológica (AS) de Penn (2002), teoria s que direcionam a coleta de dados e a análise interna a essas formas simbólicas; e, a terceira fase, a interpretação e a reinterpretação, em que exporemos os resultados das análises empreendidas as quais explicitaram algumas questões complexas sobre (gêne ro e raça) nas imagens analisadaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2022-07-14T14:07:29Z No. of bitstreams: 1 MANTOVANI.pdf: 6106710 bytes, checksum: ce35e7e52238e04142f38bce82487ebe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-07-14T14:44:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MANTOVANI.pdf: 6106710 bytes, checksum: ce35e7e52238e04142f38bce82487ebe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-14T14:44:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MANTOVANI.pdf: 6106710 bytes, checksum: ce35e7e52238e04142f38bce82487ebe (MD5) Previous issue date: 2022-05-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPós-aboliçãopt_BR
dc.titleRetratos do pós-abolição: intersecções de raça e gênero em livros didáticos de história do 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANTOVANI.pdf5,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.