Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5778
Tipo: Dissertação
Título: Robótica educacional: uma ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio
Autor(es): Mella, Renato
Primeiro Orientador: Kist, Milton
Primeiro membro da banca: Brackmann, Christian Puhlmann
Segundo membro da banca: Reichert, Janice Teresinha
Resumo: Os avanços tecnológicos modificam constantemente a sociedade, no entanto, essas mudanças são pouco percebidas nos processos de ensino na Educação Básica. Dessa forma, o presente trabalho procurou investigar o potencial da Robótica Educacional como ferramenta de ensino aprendizagem, visto trata-se de um aparato tecnológico que possui diversas funcionalidades. Para tanto, foram realizadas leituras sobre as principais teorias relacionadas ao tema Robótica Educacional, das quais destacamos o Construtivismo, o Construcionismo, a aprendizagem Sócio-histórica de Vygotsky e os Pilares do Pensamento Computacional. O foco da investigação foi a observação da prática realizada pelos alunos, que constituiu em programar um carrinho robô na plataforma Arduino e em seguida modelar seu movimento através dos pressupostos do movimento retilíneo uniforme. A prática foi aplicada nos três anos escolares do ensino médio, com diferentes objetos de conhecimento: O 1°ano avaliou a função associada ao movimento uniforme, já o 2° ano avaliou o comportamento gráfico dos sistemas lineares com duas incógnitas e duas equações, através da organização de duas retas do movimento uniforme em um sistema linear 2x2, e o 3° ano, usou o experimento para avaliar os coeficientes da equação reduzida da reta, no estudo de geometria analítica. Antes de iniciar toda essa construção, foi realizada uma atividade inicial com o objetivo de apresentar a plataforma Arduino e a linguagem de programação aos alunos. Após o desenvolvimento das atividades, analisou-se os dados obtidos baseando-se em aspectos qualitativos. Os resultados mostraram que essa forma de abordagem contribui significativamente na solução dos problemas propostos. As teorias do Construtivismo e Construcionismo, também ganham destaque nos resultados observados, visto que as ferramentas da Robótica Educacional foram os instrumentos nos quais os alunos desenvolveram diversas ações na busca pelo conhecimento. Por fim, vale destacar a importância do Pensamento Computacional, que foi caminho para encontrar a solução de várias atividades.
Abstract/Resumen: Technological advances constantly modify society, however, these changes are little noticed in the teaching processes in Basic Education. Thus, the present work sought to investigate the potential of Educational Robotics as a teaching learning tool, since it is a technological apparatus that has several functionalities. For that, readings were carried out on the main theories related to Educational Robotics, of which we highlight Constructivism, Constructionism, Vygotsky's Socio-historical learning and the Pillars of Computational Thinking. The focus of the investigation was the observation of the practice carried out by the students, which consisted of programming a robot cart on the Arduino platform and then modeling its movement through the assumptions of uniform rectilinear movement. The practice was applied in the three school years of high school, with different objects of knowledge: The 1st year evaluated the function associated with uniform motion, while the 2nd year evaluated the graphic behavior of linear systems with two unknowns and two equations, through of the organization of two lines of uniform motion in a 2x2 linear system, and the 3rd year, used the experiment to evaluate the coefficients of the reduced equation of the line, in the study of analytical geometry. Before starting all this construction, an initial activity was carried out with the objective of introducing the Arduino platform and the programming language to the students. After the development of activities, the data obtained was analyzed based on qualitative aspects. The results showed that this approach contributes significantly to solving the proposed problems. The theories of Constructivism and Constructionism are also highlighted in the results observed, since the Educational Robotics tools were the instruments in which the students developed various actions in the search for knowledge. Finally, it is worth highlighting the importance of Computational Thinking, which was the way to find the solution for several activities.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Robótica
Tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5778
Data do documento: 6-Jun-2022
Nível: Mestrado profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELLA.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.