Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5785
Tipo: | Monografia |
Título: | Educação financeira e presença dos pilares do pensamento computacional em atividades plugadas: uma revisão sistemática de literatura |
Autor(es): | Cenci, Danuza |
Primeiro Orientador: | Kist, Milton |
Primeiro membro da banca: | Reichert, Janice Teresinha |
Segundo membro da banca: | Corá, Élsio José |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma revisão sistemática de teses e dissertações contidas no banco de dados da Capes visando encontrar e avaliar atividades realizadas em sala de aula com estudantes da Educação Básica, explorando conceitos de Educação Financeira que utilizaram ferramentas digitais para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação buscou identificar a presença dos pilares do Pensamento Computacional nas atividades e quais foram desenvolvidos pelos estudantes durante a resolução. A pesquisa no banco de dados da Capes identificou trinta e três trabalhos que passaram pelo protocolo inicial da revisão sistemática resultando em seis trabalhos para leitura na íntegra. Desses seis trabalhos, quatro foram selecionados para análise por conterem o objeto de interesse dessa pesquisa e neles constatou-se que os pilares, os quais se baseia o Pensamento Computacional: Decomposição, Reconhecimento de Padrões, Abstração e Algoritmo, estiveram presentes e contribuíram para o fortalecimento e compreensão de conceitos Educação Financeira. |
Abstract/Resumen: | In this work, we present a systematic review of theses and dissertations contained in the Capes database, aiming to find and evaluate activities carried out in the classroom with Basic Education students, exploring concepts of Financial Education that used digital tools to assist in the teaching and learning process. The evaluation sought to identify the presence of the pillars of Computational Thinking in the activities and which were developed by the students during the resolution. The search in the Capes database identified thirty-three works that went through the initial systematic review protocol, resulting in six works for full reading. Of these six works, four were selected for analysis because they contained the object of interest of this research and in them it was found that the pillars, on which Computational Thinking is based: Decomposition, Pattern Recognition, Abstraction and Algorithm, were present and contributed to the strengthening and understanding of Financial Education concepts. |
Palavras-chave: | Educação financeira Economia Educação básica Tecnologias |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5785 |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CENCI.pdf | 707,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.