Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5786
Type: | Monografia |
Title: | Trigonometria e tecnologias digitais: uma pesquisa nos artigos científicos publicados no XIII ENEM |
Author: | Rodrigues, Giliade Gadiel |
First advisor: | Scheffer, Nilce Fátima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borges, Pedro Augusto Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Petry, Vitor José |
Resume: | Essa pesquisa aborda o tema, trigonometria e tecnologias digitais a partir da análise documental de artigos científicos presentes nos Anais do XIII ENEM-2019. Busca fazer um estudo quanto a: que conceitos de trigonometria explorados com tecnologias digitais são identificados, no nível Médio no período contemplado no XIII ENEM-2019, considerando conceituação, metodologias, tecnologias digitais e ambientes dinâmicos empregados? A metodologia da pesquisa utiliza-se da análise documental, que se ampara em aspectos quali-quantitativos, sua investigação se organiza a partir de três categorias: Utilização das tecnologias digitais para o ensino de trigonometria; Exploração e construção do círculo trigonométrico para o ensino de trigonometria; Exploração da trigonometria do triângulo retângulo para estabelecer as principais relações trigonométricas. Como resultados do estudo pode-se dizer que a trigonometria explorada no Ensino Médio volta-se principalmente para aplicações no triângulo retângulo e verificação de funções, a partir da exploração gráfica com software dinâmico. |
Keywords: | Tecnologias Ensino e aprendizagem Ensino médio Trigonometria Matemática |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5786 |
Issue Date: | 31-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RODRIGUES.pdf | 460.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.