Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/583
Tipo: Monografia
Título: Abordagem interdisciplinar no ensino de ciências da natureza: os conceitos de luz e energia a partir do tema gerador fotossíntese
Autor(es): Borges, Marizete
Primeiro Orientador: Castro, Gian Machado de
Primeiro coorientador: Yamazaki, Ricardo Key
Segundo coorientador: Velani, Valdemir
Resumo: O presente trabalho consiste na elaboração de duas propostas de aulas interdisciplinares, de Ciências da Natureza, voltadas ao Ensino Médio, para trabalhar os conceitos de luz e energia, a partir do tema gerador fotossíntese. A realização deste trabalho resulta das proposições do Curso de Graduação Interdisciplinar em Educação no Campo, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Agrárias, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Laranjeiras do Sul, e das experiências vivenciadas como acadêmica deste curso. Têm-se como fundamentos teóricos as concepções da Educação do Campo, tema gerador e interdisciplinaridade. As propostas de aulas interdisciplinares foram elaboradas a partir da seleção de conteúdos de Física, Química e Biologia intrínsecos ao tema gerador “fotossíntese” e respectiva identificação da relação existente entre os mesmos para desenvolvimento do assunto. Elaborou-se um mapa conceitual e um plano de aula de cada proposta, sendo que ambas podem ser desenvolvidas como uma sequência ou de forma independente. Diferentes níveis de complexidade podem ser explorados dentro do tema gerador fotossíntese possibilitando a integração das áreas do saber, como Biologia, Física e Química. Conceitos de luz e energia foram fundamentais para a inter-relação dos conceitos específicos dessas áreas e o conhecimento aprofundado dos fenômenos envolvidos com o tema. A sistemática do trabalho possibilitou a construção de um modelo para a execução das atividades de ensino de um conteúdo baseado em conceitos e propostas de interdisciplinaridade.
Abstract/Resumen: This work consists in preparing two proposals for interdisciplinary lessons, Natural Sciences, aimed at high school, to work the light and energy concepts from the photosynthesis generator theme. This work results from undergraduate course of “Interdisciplinar em Educação no Campo, Ciências da Natureza e Agrárias, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul”, and life experiences as a student of its undergraduate course. There have been theoretical foundations as the conceptions of Rural Education, generator theme and interdisciplinarity. Proposals for interdisciplinary lessons were drawn from the research of the sciences involved in generator theme "photosynthesis" and the identification of relationships between the contents in development. We elaborated a concept map and a lesson plan for each proposal, both of which can be developed as a sequence or independently. Different levels of complexity can be explored within the photosynthesis generator theme enabling the integration of disciplines, such as biology, physics and chemistry. The concepts of light and energy were essential to the interrelationship between the topics from these areas and go deep in knowledge of such phenomena involved. The systematic of this work made possible the construction of a model for the implementation of educational activities based on content concepts and interdisciplinary proposals.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Tema gerador
Fotossíntes
Luz e energia
Educação do campo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/583
Data do documento: 6-Jul-2015
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORGES.pdf886,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.