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Tipo: Dissertação
Título: As diversidades nos livros didáticos dos anos iniciais: entre os processos de massificação e de educação cidadã
Autor(es): Kunzler, Daiane de Fátima Wagner
Primeiro Orientador: Andreis, Adriana Maria
Primeiro coorientador: Copatti, Carina
Segundo membro da banca: Petry, Oto João
Terceiro membro da banca: Callai, Helena Copetti
Resumo: Esta pesquisa integra a linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós- Graduação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó (SC), e centra-se nos livros didáticos que são distribuídos às escolas brasileiras pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Ao longo dos anos, esse programa passou por mudanças nas suas diferentes edições; algumas foram expressas no Decreto nº 7.084 de 27 janeiro de 2010, que, posteriormente, foi revogado, dando espaço ao Decreto 9.099 de 18 de julho de 2017. Após a promulgação desses documentos norteadores, os próximos editais do PNLD, voltados para o atendimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foram os dos anos de 2013 e 2019, e ambos apresentam elementos comuns e distintos sobre as diversidades brasileiras. Considerando a relevância do tema e o potencial do livro didático para as escolas públicas brasileiras, o objetivo desta pesquisa é analisar as fotografias e as orientações relacionadas a elas nos livros didáticos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Geografia, com vistas a prospectar elementos que visibilizam ou invisibilizam as diversidades brasileiras e, a partir disso, se são contributivos à educação massificadora ou à educação cidadã. Pretendemos responder: Como as fotografias e as orientações relacionadas a elas consideram e expressam a continuidade de uma educação tradicional, voltada à massificação, ou trazem a possibilidade de uma educação cidadã a partir das propostas e visibilidades presentes nos livros didáticos de Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos anos de 2013 e 2019? Para isso, o percurso metodológico compreende esta pesquisa, de caráter qualitativo, sob distintas etapas: pesquisa bibliográfica e documental envolvendo os Decreto nº 7.084, de 27 janeiro de 2010, e nº 9.099, de 18 de julho de 2017, e os editais do PNLD de 2013 e 2019, com a análise dos livros didáticos de Geografia do 5º ano dos Anos Iniciais referente a esses dois editais. Ao analisar as fotografias e as orientações relacionadas a elas, os resultados da pesquisa propõem a reflexão sobre o uso dos livros didáticos na escola e as contribuições ou fragilidades desses materiais no que se refere ao reconhecimento das diversidades brasileiras. Os resultados da pesquisa mostram que houveram avanços significativos nos editais e em trechos das obras, mas ainda há diversos aspectos silenciados que necessitam da interação do professor com os alunos para ir além da descrição e da apresentação de fotografias que somente mostram fragmentos de realidade.
Abstract/Resumen: This work integrates the research line of Educational Policies of the Post-Graduate Program of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) in Chapecó (SC). The research is concentrated on textbooks attributed to Brazilian schools by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático [National Book and Teaching Material Program] (PNLD). Throughout the years, this program has gone through changes in its different releases. The Decree number 7084 of January 27, 2010 expressed some of these changes. It was revoked later making room for Decree number 9099 of July 18, 2017. After the promulgation of these guiding documents, the next PNLD’s rescripts aiming the First Grades of Elementary School were those in 2013 and 2019, being that they both present mutual and distinct elements about Brazilian diversities. Thinking of the relevance and the potential of textbooks in Brazilian schools, this research aims to analyze the photos and the guidelines related to them on Fifth Grade’s Elementary Schools Geography textbooks in order to prospect for elements that can or cannot make Brazilian diversities visible and, from that, check if they contribute either to education for massification or to education for citizenship. We intend to answer how the photos and the guidelines related to them take into account and express the continuity of a traditional education aimed to massification or bring up a new possibility of a education for citizenship from the proposals and viewings existing in Geography Textbooks of the beginning years of Elementary School in 2013 and 2019. The methodology of this qualitative research includes bibliographic and documental investigation concerning the Decrees number 7084 of January 27, 2010 and number 9099 of July 18, 2017 and PNLD’s rescripts of 2013 and 2019, as well as the analysis of Fifth Grade first grades’ Geography Textbooks referring to those rescripts. In analyzing the photos and the guidelines related to them the results of the research propose a reflection about the use of textbooks in schools and their contributions or weaknesses in what concerns the acknowledgment of Brazilian diversities. The research’s results show some meaningful progress in the rescripts and in excerpts of the works, however, there are still several silenced aspects that need the teacher’s interaction with the students in order to go beyond the description and presentation of photos that only show patches of reality.
Palavras-chave: Política educacional
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Livro didático
Pedagogia
Geografia
Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5857
Data do documento: 24-Mai-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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