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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5951
Tipo: | Monografia |
Título: | A bildung alemã e a formação humana para a autonomia |
Autor(es): | Gaio, Clodomir Jardel |
Primeiro Orientador: | Neitzel, Odair |
Primeiro membro da banca: | Gaboardi, Ediovani Antônio |
Segundo membro da banca: | Marangon, Márcio Luís |
Resumo: | O presente trabalho, é uma pesquisa de cunho hermenêutico analítico, no qual pretende-se a partir da obra Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister (1796) de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), compreender ou ao menos interpretar a possibilidade do desenvolvimento do autogoverno a partir da Bildung alemã. O tema está alicerçado na formação humana, assunto que permeia a nossa existência, sendo o lastro da educação. Na busca por entender como a Bildung opera, foi abordado o contexto formativo do jovem Wilhelm Meister, personagem principal do Bildugsroman, (romance de formação), interpretando suas experiências e correlacionando com a possibilidade de uma formação universal. Na compreensão de como ocorre a formação humana, houve uma articulação entre os conceitos de educabilidade e perfectibilidade, os quais são elementos indissociáveis da Bildung. Ademais a obra traz uma questão peculiar, abordando uma possível ideia de desenvolvimento de capacidades naturais, que Goethe denomina de talento. Em suma, a pesquisa mostrou-se uma reflexão importante sobre a necessidade de compreender a si mesmo, situar-se na realidade e ser um sujeito protagonista de sua própria história de vida, exercendo sua razão publicamente, buscando entender quais são suas faculdades e potencialidades para que possas ser uma nota afinada, na partitura da música de sua vida, e por conseguinte na sinfonia do mundo. |
Abstract/Resumen: | The present work is analytical hermeneutic research, in which it is intended to understand or at least interpret the possibility of the development of self-government from the German Bildung. The theme is based on human formation, a subject that permeates our existence, being the ballast of education. In the quest to understand how Bildung operates, the formative context of the young Wilhelm Meister, main character of Bildugsroman, (novel of formation) was approached, interpreting his experiences and correlating with the possibility of a universal formation. In understanding how human formation occurs, there was an articulation between the concepts of educability and perfectibility, which are inseparable elements of Bildung. In addition, the work brings a peculiar question, approaching a possible idea of the development of natural capacities, which Goethe calls talent. In short, the research proved to be an important reflection on the need to understand oneself, to situate oneself in reality and to be a protagonist of one's own life story, exercising one's reason publicly, seeking to understand what are their faculties and potentialities so that you can be a tuned note, in the music score of their life, and therefore in the symphony of the world. |
Palavras-chave: | Wilhelm Meister Bildung alemã Formação humana Realidade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5951 |
Data do documento: | 16-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
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