Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5961
Type: Monografia
Title: A literatura infantil na plataforma digital elefante letrado
Author: Brustolin, Bruna Caroline
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Martinazzo, Luana Nunes
Resume: O presente trabalho propõe a análise da Plataforma Digital Elefante Letrado, a qual tem se consolidado no mercado educacional, ganhando cada dia mais espaço nas escolas e na vida das crianças. Portanto, a pesquisa teve como principal objetivo identificar quais as concepções de Literatura Infantil presentes na Plataforma Digital Elefante Letrado. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram selecionados autores que abordam a temática deste trabalho, como Abramovich (2003), Cademartori (2010), Lajolo e Zilberman (2011), Ribeiro e Bittencourt (2020), Kirchof e Mello (2020). Também, para agregar à fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa de Estado do Conhecimento com o objetivo de encontrar trabalhos que abordassem tal temática. Com esse intuito, no Google Acadêmico, foram exploradas as pesquisas realizadas de 2015 a 2021, com os seguintes descritores: “Elefante Letrado”. Nesta busca, foram selecionados 11 trabalhos que abordam a Plataforma Elefante Letrado. Durante a pesquisa de Estado do Conhecimento, foi possível perceber que a maioria das pesquisas cita a Plataforma como exemplo de um meio digital de leitura, porém apenas uma dedica-se em investigá-la e problematizá-la, reafirmando, assim, a importância do presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como última etapa, foi realizada uma pesquisa do tipo documental, uma vez que a Plataforma Digital Elefante Letrado neste trabalho é entendida como documento. Para tal, foram percorridas as etapas da Análise de Conteúdo, citadas por Laurence Bardin (2016), sendo elas pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos. As duas categorias estabelecidas na Análise de Conteúdo foram: “Concepções de Literatura Infantil presentes na Plataforma Elefante Letrado”, na qual foram problematizadas as funções disponíveis na Plataforma Elefante Letrado, a fim de compreender as concepções ali presentes; e “A pedagogização da Literatura Infantil na Plataforma Elefante Letrado”, quando foram analisadas as maneiras como a Plataforma pedagogiza a Literatura Infantil. As conclusões do estudo apontam que a Plataforma Elefante Letrado possui um rico acervo, com excelentes autores e obras, porém, em seus usos e funções, especialmente no plano designado às escolas, apresenta traços de uma pedagogia tradicional, a qual desacredita que a criança é capaz de escolher o que quer ler, uma vez que possibilita aos professores que escolham pelos alunos. Também, ao possibilitar que o professor utilize a literatura como aporte pedagógico, incentivando que o professor designe tarefas e leituras, a Plataforma deixa mais uma grande lacuna, pois a Literatura Infantil é arte, e, como tal, está no mundo para experiências estéticas, fruição, deleite.
Abstract: The present work proposes the analysis of the Elefante Letrado Digital Platform, which has been consolidated in the educational market, gaining more and more space in schools and in the lives of children. Therefore, the main objective of the research was to identify which conceptions of Children's Literature are present in the Elefante Letrado Digital Platform. For this, a bibliographic research was carried out, in which authors who address the theme of this work were selected, such as Abramovich (2003), Cademartori (2010), Lajolo and Zilberman (2011), Ribeiro and Bittencourt (2020), Kirchof and Mello (2020). Also, to add the theoretical foundation, a State of Knowledge survey was carried out in order to find works that addressed this theme. For this purpose, in Google Scholar, the searches carried out from 2015 to 2021 were explored, with the following descriptors: “Elefante Letrado”. In this search, 11 works were selected that address the Elefante Letrado Platform. During the State of Knowledge research, it was possible to notice that most studies cite the platform as an example of a digital reading medium, but only one is dedicated to investigating and problematizing it, thus reaffirming the importance of present Course Completion Work (TCC). As a last step, a documental research was carried out, since the Elefante Letrado Digital Platform in this work is understood as a document. To this end, the stages of Content Analysis, cited by Lourence Bardin (2016), were covered, which are pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results obtained. The two categories established in the content analysis were: "Conceptions of Children's Literature present in the Elefante Letrado Platform", where the functions available in the Elefante Letrado Platform were problematized, in order to understand the concepts present in this platform; and “The pedagogization of Children's Literature in the Elefante Letrado Platform”, the ways in which the platform pedagogizes Children's Literature were analyzed. The conclusions of the study point out that the Elefante Letrado Platform has a rich collection, with excellent authors and works, however, in its uses and functions, especially in the plan designated to schools, it presents traces of a traditional pedagogy, where it discredits that the child is capable of choosing what they want to read, since it allows teachers to choose for their students. Also, by enabling the teacher to use literature as a pedagogical support, encouraging the teacher to assign tasks and readings, the platform leaves another big gap, because children's literature is art, and, as such, it is in the world for aesthetic experiences, enjoyment, delight.
Keywords: Literatura Infantil
Plataforma Digital
Leitura
Elefante Letrado
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5961
Issue Date: Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUSTOLIN.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.