Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5965
Type: Monografia
Title: A inserção de estudantes de pedagogia em estágios não obrigatórios
Author: Rodrigues, Itauana Suélen
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Radomski, Lidianne Laizi
metadata.dc.contributor.referee2: Sanceverino, Adriana Regina
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste na reflexão sobre Estágio Curricular, não obrigatório, do Curso de Pedagogia na perspectiva de documentos orientadores nacionais e institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS. O problema de pesquisa deste trabalho é: Quais são os saberes necessários e qual é o perfil de pedagogo presentes nos documentos orientadores nacionais e institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com relação aos estágios, não obrigatórios, para estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Erechim/RS? O objetivo central, investigar o que os documentos nacionais e institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) orientam em relação ao perfil e aos saberes necessários aos estudantes do Curso de Pedagogia em relação ao estágio não obrigatório. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, subsidiada nos métodos de pesquisa de Estado do Conhecimento e pesquisa documental, nos quais foram analisados documentos nacionais e institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que discorrem sobre o estágio e sua importância para a formação inicial dos professores. Os resultados da análise dos documentos indicam que é necessário que o graduando, em seu processo de formação, consiga compreender as relações que acontecem em sala de aula, universidade e legislações vigentes. As conclusões apontam para a necessidade de que o educando tenha uma postura investigativa, além da busca de domínio pedagógico durante sua construção de identidade profissional, no qual o pedagogo necessita compreender as concepções de suas ações, reflexivamente, sempre levando em consideração a realidade imposta pela sociedade.
Abstract: The present Course Conclusion Work consists in the reflection about Non-Compulsory Curricular Internship of the Pedagogy Course with in? Perspective of national and institutional guiding documents of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim Campus. The research problem of this work is: Which are the necessary knowledge and which is the profile of the pedagogue present in the national and institutional guiding documents of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) with relation to the non-compulsory internships for students of the Pedagogy Course of the Erechim Campus/RS? The central objective is to investigate what the national and institutional documents of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) guide in relation to the profile and knowledge necessary for students of the Pedagogy Course in relation to the non-compulsory internship. The methodology used for this research work was a qualitative, bibliographical approach, based on the research methods of the State of the Knowledge and documentary research, in which national and institutional documents of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) were analyzed, which discuss the internship and its importance for the initial formation of teachers. The results of the analysis of the documents indicate that it is necessary for undergraduates in their training process to be able to understand the relationships that take place in the classroom, university, and current legislation. The conclusions point to the need for students to have an investigative posture, in addition to the search for pedagogical mastery during the construction of their professional identity, in which pedagogues need to understand the conceptions of their actions reflexively, always taking into consideration the reality imposed by society.
Keywords: Estágio Curricular não obrigatório
Curso de Licenciatura em Pedagogia
UFFS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5965
Issue Date: Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODRIGUES.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.