Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5968
Type: Monografia
Title: Atendimento educacional especializado (aee): uma breve análise a partir de um estado do conhecimento
Author: Lussani, Edicarla
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Mohr, Naira Estela Roesler
metadata.dc.contributor.referee2: Ziesmann, Cleusa Inês
Resume: O presente trabalho consiste numa revisão bibliográfica que tem por objetivo evidenciar e refletir sobre artigos referentes à pesquisas já feitas que são encontradas na SCIELO entre os anos de 2009 e 2021, e que discorrem acerca de como o espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) está sendo descrito a fim de compreender em quais regiões do Brasil ocorrem mais pesquisas sobre a Educação Inclusiva. Como pesquisa qualitativa, ocorreu através de um Estado do Conhecimento, de caráter reflexivo, analisando os textos referentes ao AEE sob à luz de questões acerca da educação do AEE, da Sala de Recursos Multifuncionais e da formação de professores para atender a demanda do público-alvo da educação especial. Inicialmente, buscou-se retomar documentos normativos que orientam a oferta do AEE. Em seguida, foram selecionados artigos no repositório da SCIELO que pudessem embasá-lo. Como resultado, obteve-se evidências de que as condições materiais, como salas de recursos, e condições humanas, como falta de especialização, interferem de maneira negativa nos processos inclusivos. Conforme a pesquisa, falta parceria entre ensino regular e a Educação Especial para realmente incluir e obter resultados satisfatórios no ensino e aprendizagem.
Abstract: The present work consists of a bibliographic review that aims to highlight and reflect on articles referring to research already carried out that are in SCIELO between the years 2009 and 2021, and that discuss how the space of Specialized Educational Assistance (AEE) is being described with the purpose of knowing which regions of Brazil there is more research on Inclusive Education. As a qualitative research, it was carried out through a State of Knowledge, of a reflective nature, analyzing the texts referring to the AEE in the light of questions about the formation of the AEE, the Multifunctional Resource Room and the training of teachers to meet the demands of the target audience of special education. Initially, we sought to resume the normative documents that guide the provision of AEE. Then, articles that could support it were selected from the SCIELO repository. As a result, evidence was obtained that material conditions, such as resource rooms, and human conditions, such as lack of specialization, interfere negatively in inclusive processes. According to the research, there is a lack of partnership between regular education and Special Education to really include and obtain satisfactory results in teaching and learning
Keywords: Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
Sala de Recursos Multifuncionais
Formação de Professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5968
Issue Date: Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUSSANI.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.