Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5971
Tipo: Monografia
Título: Interação da criança com elementos da natureza na educação infantil em Barão de Cotegipe/RS
Autor(es): Sartóri, Juliane Luiza
Primeiro Orientador: Coan, Cherlei Marcia
Primeiro membro da banca: Mohr, Naira Estela Roesler
Segundo membro da banca: Camerini, Neila Carla
Resumo: A pesquisa propõe um estudo sobre a interação das crianças com a natureza e seus elementos no ambiente escolar, objetivando investigar de que forma ocorre a interação das crianças com elementos da natureza na Educação Infantil. Sabe-se que o emparedamento está muito presente no cotidiano das crianças sendo o ambiente escolar, sobretudo os pátios, espaços potencializadores desse contato com a natureza, desde que sejam reconhecidos para essa finalidade. Nos currículos esta temática se articula com os trabalhos de Educação Ambiental que necessitam estar agregados e articulados em todos os níveis de ensino, possuindo caráter interdisciplinar, transversal e contínuo. Para o embasamento teórico desta pesquisa, utilizamos como autores principais Fedrizzi (1999), Horn (2014), Louv (2016) e Reigota (2009). A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa com a utilização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica ocorreu por meio da busca de livros, artigos, dissertações e teses que abordam a temática. A análise documental ocorreu através da leitura do Projeto Político-Pedagógico das duas escolas estudadas. A pesquisa de campo aconteceu em duas etapas, a primeira se desenvolveu através da visitação aos pátios das escolas estudadas, onde foi realizado um levantamento de seus elementos e características principais, e, a segunda etapa ocorreu por meio da realização de entrevistas com seis professoras que atuam na Educação Infantil. Os dados foram analisados por meio da metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa reforçam o argumento da importância de as crianças terem contato com a natureza, e os benefícios que essa interação proporciona no seu desenvolvimento integral. Percebeu-se que as crianças da Educação Infantil das escolas envolvidas na pesquisa possuem contato com a natureza e seus elementos de duas formas: em sala de aula através dos contextos investigativos, por meio do brincar de faz de conta, do grafismo, das construções, dentre outros, e em espaços ao ar livre como os pátios escolares e outros ambientes próximos a escola (praças, terrenos particulares). Os pátios das duas escolas são ricos em recursos e elementos, possibilitando experiências, interações, experimentações e vivências potentes, contudo um deles dispõe de uma variedade maior de vegetação, árvores frutíferas, perenifólias e caducifólias, e também a presença de um ecossistema aquático. Ambos pátios têm potencial de melhorar seu planejamento a partir do plantio de árvores para sombra, para explorar as mudanças na vegetação ao longo das estações do ano, possibilitar atividades que melhorem a coordenação motora, aumentam a capacidade de concentração das crianças, já que o espaço físico tem forte influência no comportamento das crianças. Recomenda-se a realização de um planejamento dos pátios das escolas envolvidas, assim como programas de formação de professores que abordem essa temática.
Abstract/Resumen: The research proposes a study on children interaction with nature and its elements in the school environment, aiming to investigate how children interact with it in preschool and kindergarten. It is known that staying inside rooms is very present in children`s daily lives, and the school environment, especially the playground, spaces that enhance this contact with nature, as long as they are recognized for its purpose. In the elementar school, this topic is articulated with the Environmental Education works that need to be present and articulated at all levels of education, having an interdisciplinary, transversal, and continuous character. For the theoretical basis of this research, Fedrizzi (1999), Horn (2014), Louv (2016) and Reigota (2009) were used as main authors. The methodology used in this research is qualitative in nature with the use of bibliographic, documentary and field research. The bibliographic research took place through the search of books, articles, dissertations and theses that address the research topic. Documentary analysis took place through reading the Political Pedagogical Project of the schools involved. The field research took place in two stages, the first was developed through visiting the schools playground, where a survey of their main elements and characteristics was carried out, and the second stage happened through interviews with six teachers who work in PreSchool and Kindergarten. Data were analyzed using the Discursive Textual Analysis methodology. The research results reinforce the argument of the importance of children having contact with nature, and the benefits that this interaction provides for their integral development. It was noticed that the Preschool and Kindergarten children from the schools involved in the research have contact with nature and its elements in two ways: in the classroom through investigative contexts, through make-believe play, graphics, constructions, among others, and in open-air spaces such as playground and other environments close to the school (squares, private lands). The playground of both schools are rich in resources and elements, enabling powerful experiences, interactions, experimentation and living, but one of them has a greater variety of vegetation, fruit trees, evergreens and deciduous trees, as well as the presence of an aquatic ecosystem. It is recommended to carry out a planning of the playgrounds of the schools involved, as well as teacher training programs that address this issue.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Pátios escolares
Educação Infantil
Crianças
Elementos da Natureza
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5971
Data do documento: Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARTÓRI.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.