Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/598
Tipo: Monografia
Título: Limites e possibilidades na utilização de softwares educacionais no ensino da física na educação básica
Autor(es): Kornowski, Andréia
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Pauletti, Diogo
Segundo membro da banca: Bervian, Paula Vanessa
Resumo: Neste trabalho apresentamos pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, de Trabalho de Conclusão de Curso, cujo problema foi: De que forma e com quais resultados os softwares educacionais estão sendo trabalhados nas práticas pedagógicas no Ensino de Física, na Educação Básica, nas investigações apresentadas no Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF)? Objetivando identificar e analisar a abordagem dada a estas ferramentas virtuais nas práticas educativas no Ensino de Física. O corpus de análise se constitui a partir dos artigos presentes nos anais das últimas oito edições do EPEF. Utilizamos como metodologia de análise a Análise Textual Dircursiva, composta de unitarização, categorização e comunicação. Obtivemos como resultados duas categorias de análise: a) A tecnologia vista como potencializadora do processo educativo; e b) Problemáticas enfrentadas com o uso dos recursos tecnológicos na prática docente.
Abstract/Resumen: In this work the qualitative research is presented, as bibliographic study, as a final graduation work, whose problem was: In what way and what results has the educational software been used in pedagogical practice in Physics teaching, in Basic Education, in the investigation presented in the Physical research meeting (EPEF)? The objective is to identify and to analyze the approach to these virtual tools in the education practice of Physics Teaching. The corpuses of analysis are articles in the journal from the last eight editions of EPEF. We used as methodology the Discursive Text Analysis, composed of unitization, categorization and communication. The results were two categories of analysis: a) The technological view as potentiating of the educative process and; b) Problematic faced with the use of technological resources in the teaching practice.
Palavras-chave: Ensino de física
Softwares educacionais
Didática
Ensino básico
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Práticas pedagógicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/598
Data do documento: 17-Jun-2015
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KORNOWSKI.pdf357,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.