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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5980
Tipo: | Monografia |
Título: | O canto como estratégia de revitalização e fortalecimento da língua e cultura Kaingang no diálogo com a educação do campo |
Autor(es): | Santos, Caroline Kafej dos |
Primeiro Orientador: | Onçay, Solange Todero Von |
Primeiro membro da banca: | Prsybyciem, Moises Marques |
Segundo membro da banca: | Piaia, Consuelo Cristine |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar as contribuições dos cantos e músicas para o fortalecimento da língua Kaingang, em diálogo com a Educação do Campo, na comunidade indígena de Iraí – RS. A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados, utilizando como fonte de informação as pessoas que são referência para os cantos Kaingang indígenas na minha Terra Indígena. Os instrumentos constituíram-se num roteiro de questionário aos selecionados como influentes em manter as canções em nossa cultura. Dentre eles um cantor e compositor de música e cantos em Kaingang e uma professora que trabalha canto com as crianças na escola. A coleta de dados também foi registrada e filmada. Como um dos principais resultados foi possível perceber quanto é importante a revitalização, por meio do canto indígena para os povos. Também mais uma vez constata-se que nos dias de hoje algumas partes da cultura indígena estão se perdendo e esquecidos, uma dela são os cantos, onde se observa, que nas escolas indígenas e nas comunidades tradicionais, a musicalidade não está sendo praticados frequentemente ou de forma intensa, em especial os cantos que eram praticadas pelas famílias tradicionais que ensinam seus filhos esses cantos Kaingang. |
Abstract/Resumen: | This Course Completion Paper (TCC) aims to analyze the contributions of music to the strengthening of the Kaingang language, in Educação do Campo, in the indigenous community of Iraí – RS. The methodological approach developed is qualitative and exploratory in nature. Data were collected, using the development of musicality in a kindergarten class, school teachers and school management as a source of information. The instruments consisted of a questionnaire script for teachers and managers (a) and observations during the musical workshop, developed with the kindergarten class. Data collection was also recorded and filmed. As one of the main results, it was possible to see how important the revitalization of indigenous music is for their peoples. Also once again they find that nowadays a lot of our people are being lost and one of them is the music, the songs, where it was seen that in schools and communities there is no longer musicality, especially those that were practiced in the family . |
Palavras-chave: | Cultura Indígena Canto Kaingang Perda da Musicalidade Revitalização da língua |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5980 |
Data do documento: | Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo |
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