Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5980
Tipo: Monografia
Título: O canto como estratégia de revitalização e fortalecimento da língua e cultura Kaingang no diálogo com a educação do campo
Autor(es): Santos, Caroline Kafej dos
Primeiro Orientador: Onçay, Solange Todero Von
Primeiro membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Segundo membro da banca: Piaia, Consuelo Cristine
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem o objetivo de analisar as contribuições dos cantos e músicas para o fortalecimento da língua Kaingang, em diálogo com a Educação do Campo, na comunidade indígena de Iraí – RS. A abordagem metodológica desenvolvida é qualitativa de natureza exploratória. Os dados foram coletados, utilizando como fonte de informação as pessoas que são referência para os cantos Kaingang indígenas na minha Terra Indígena. Os instrumentos constituíram-se num roteiro de questionário aos selecionados como influentes em manter as canções em nossa cultura. Dentre eles um cantor e compositor de música e cantos em Kaingang e uma professora que trabalha canto com as crianças na escola. A coleta de dados também foi registrada e filmada. Como um dos principais resultados foi possível perceber quanto é importante a revitalização, por meio do canto indígena para os povos. Também mais uma vez constata-se que nos dias de hoje algumas partes da cultura indígena estão se perdendo e esquecidos, uma dela são os cantos, onde se observa, que nas escolas indígenas e nas comunidades tradicionais, a musicalidade não está sendo praticados frequentemente ou de forma intensa, em especial os cantos que eram praticadas pelas famílias tradicionais que ensinam seus filhos esses cantos Kaingang.
Abstract/Resumen: This Course Completion Paper (TCC) aims to analyze the contributions of music to the strengthening of the Kaingang language, in Educação do Campo, in the indigenous community of Iraí – RS. The methodological approach developed is qualitative and exploratory in nature. Data were collected, using the development of musicality in a kindergarten class, school teachers and school management as a source of information. The instruments consisted of a questionnaire script for teachers and managers (a) and observations during the musical workshop, developed with the kindergarten class. Data collection was also recorded and filmed. As one of the main results, it was possible to see how important the revitalization of indigenous music is for their peoples. Also once again they find that nowadays a lot of our people are being lost and one of them is the music, the songs, where it was seen that in schools and communities there is no longer musicality, especially those that were practiced in the family .
Palavras-chave: Cultura Indígena
Canto Kaingang
Perda da Musicalidade
Revitalização da língua
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5980
Data do documento: Set-2022
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS.pdf745,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.