Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5989
Tipo: Monografia
Título: Validações do teorema de pitágoras em livros didáticos do 9º do ensino fundamental
Autor(es): Sordi, Mônica Marina
Primeiro Orientador: Menoncini, Lucia
Primeiro membro da banca: Reichert, Janice Teresinha
Segundo membro da banca: Borges, Pedro Augusto Pereira
Resumo: O presente trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica cujo objetivo é analisar as validações do Teorema de Pitágoras em livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental, articulando os tipos de raciocínio matemático segundo Balacheff e as representações semióticas de Duval. Para isso, utiliza-se como técnica de análise de dados a Análise de Conteúdo de Bardin. Selecionam-se três coleções de livros didáticos de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, na versão do professor, distribuídas no último Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), ocorrido em 2020. A condição para a escolha das coleções é que elas contenham ao menos alguma validação do Teorema de Pitágoras. Seleciona-se, então, as seguintes coleções: Matemática Essencial, Teláris Matemática e Trilhas de Matemática. As validações do teorema são estudadas com base em duas grandes categorias de análise, os tipos de raciocínio matemático descritos por Balacheff e os diferentes registros e operações semióticas descritas por Duval. São estabelecidas também subcategorias para a análise, visando possibilitar a articulação entre os dois autores. Como resultados da pesquisa, verifica-se que os livros didáticos das três coleções apresentam diferentes maneiras de validar o teorema de Pitágoras, sendo as provas intelectuais do tipo demonstração, que mobilizam simultaneamente o registro figural e o registro geométrico, as mais utilizadas, seguidas pelas provas pragmáticas que recorrem somente às figuras ou a ação sobre elas.
Abstract/Resumen: The present work consists of a qualitative and bibliographic research whose objective is to analyze the validations of the Pythagorean Theorem in textbooks for the 9th grade of middle school, articulating the types of mathematical reasoning according to Balacheff and the semiotic representations of Duval. For this, Bardin's Content Analysis is used as a technique of data analysis. Three collections of Mathematics textbooks for the 9th grade of Elementary School are selected, in the teacher's version, distributed in the last National Program of the Textbook, which occurred in 2020. The condition for choosing the collections is that they contain at least some validations of the Pythagorean Theorem. The following collections were selected: Essential Mathematics, Teláris Mathematics and Mathematics Trails. The validations of the theorem are studied based on two major categories of analysis, the types of mathematical reasoning described by Balacheff and the different registers and semiotic operations described by Duval. Subcategories are also established for the analysis, aiming to enable the articulation between the two authors. The results of the research show that the textbooks of the three collections present different ways to validate the Pythagorean theorem, being the intellectual proofs of the demonstration type, which mobilize simultaneously the figurative register and the geometric register, the most used, followed by the pragmatic proofs that resort only to the figures or the action on them.
Palavras-chave: Teorema de pitágoras
Livro didático
Ensino fundamental
Programa Nacional do Livro Didático
Ensino e aprendizagem
Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/5989
Data do documento: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SORDI.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.