Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6001
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Processos de in/exclusão: trajetórias, tensionamentos e desafios da educação de surdos em Chapecó/SC |
Author: | Martinelli, Nicolle Eduarda |
First advisor: | Gräff, Patrícia |
Resume: | O presente trabalho tem como tema a Educação de Surdos. Tendo como objetivo conhecer a trajetória da Educação de Surdos no município de Chapecó/SC. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e parte de uma análise bibliográfica de teses e dissertações da BDTD e do IBICT. O Grupo Focal apresenta-se como a estratégia metodológica principal da estruturação da pesquisa e construção dos dados para análise. Os sujeitos da pesquisa são professoras ouvintes que atuaram/atuam na rede pública de ensino, na Educação de Surdos, e que participaram ativamente na construção/desenvolvimento das políticas voltadas à esta modalidade de ensino. Como resultado, constatou-se que os processos históricos não fogem muito das ações feitas a nível nacional e mundial, como as ênfases das três filosofias (oralismo, comunicação total e bilinguismo). Destaca-se ainda a urgência de retomar as discussões para a constituição de uma Política Nacional de Educação Bilíngue, para a construção de uma escola bilíngue inclusiva, que receba todos os estudantes, que respeite os direitos linguísticos dos surdos e que se efetivem os processos de ensinar e de aprender. |
Keywords: | Educação inclusiva Inclusão escolar Ensino e aprendizagem Surdo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6001 |
Issue Date: | 13-Aug-2020 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARTINELLI.pdf | 410.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.