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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Processos de in/exclusão: trajetórias, tensionamentos e desafios da educação de surdos em Chapecó/SC
Autor(es): Martinelli, Nicolle Eduarda
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Resumo: O presente trabalho tem como tema a Educação de Surdos. Tendo como objetivo conhecer a trajetória da Educação de Surdos no município de Chapecó/SC. Caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e parte de uma análise bibliográfica de teses e dissertações da BDTD e do IBICT. O Grupo Focal apresenta-se como a estratégia metodológica principal da estruturação da pesquisa e construção dos dados para análise. Os sujeitos da pesquisa são professoras ouvintes que atuaram/atuam na rede pública de ensino, na Educação de Surdos, e que participaram ativamente na construção/desenvolvimento das políticas voltadas à esta modalidade de ensino. Como resultado, constatou-se que os processos históricos não fogem muito das ações feitas a nível nacional e mundial, como as ênfases das três filosofias (oralismo, comunicação total e bilinguismo). Destaca-se ainda a urgência de retomar as discussões para a constituição de uma Política Nacional de Educação Bilíngue, para a construção de uma escola bilíngue inclusiva, que receba todos os estudantes, que respeite os direitos linguísticos dos surdos e que se efetivem os processos de ensinar e de aprender.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Ensino e aprendizagem
Surdo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6001
Data do documento: 13-Ago-2020
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