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Tipo: Monografia
Título: Transtorno do espectro autista para além da infância: o que diz a literatura sobre o processo de transição para a vida adulta e a interface entre a saúde e a educação?
Autor(es): Bertan, Amanda Braghini
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Primeiro membro da banca: Brum, Chris Neto de
Segundo membro da banca: Potrich, Tassiana
Resumo: A presente pesquisa configura um trabalho de conclusã o do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó, tendo como tema o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na transição para a vida adulta. Levando em consideração que os índices de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista têm crescido significativamente nos últimos anos e que o TEA transcende a infância, esse trabalho tem por objetivo conhecer como a literatura nacional e internacional discute a transição da adolescência para a vida adulta nos indivíduos com TEA, no que diz respeito à interface entre as áreas de saúde e educação . A pesquisa configura uma revisão bibliográfica narrativa , na qual foram consultados os sites da A Scientific Electronic Library Online (SciELO) SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, National Center for Biotechnology Information (NCBI) e da Biblioteca Virtual da Saúde ( BVS), no período de 2009 a 2017 , sendo selecionados 20 estudos . Os dados coletados foram categorizados, interpretados e analisados em duas categorias, intitula das “A transição de indivíduos com TEA para a vida adulta: há vida após a infância?” e “Atendimento ao indivíduo com TEA e seus familiares: há integração entre saúde e educação ?”?”. Os estudos mostram que o processo de transição para a vida adulta em indivíd uos com TEA é de extrema complexidade, sendo necessária a abrangência da s áreas de educação, emprego e vida comunitária, para que a transição ocorra de forma bem sucedida. Ademais, os estudos apontam para uma baixa inserção de pessoas com TEA na universida de e no mercado de trabalho, apresentando também uma diminuição no atendimento a esses indivíduos após a saída do ensino regular, sendo que o atendimento a adultos com TEA ocorre quando eles apresentam alguma comorbidade relacionada ao autismo. Desse modo, se faz necessária uma rede de apoio que trabalhe de forma articulada no atendimento a esses indivíduos, além da necessidade de maiores estudos e qualificação profissional voltadas para esta fase do desenvolvimento.
Abstract/Resumen: The present research is a work degree course conclusion in education at Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, having as topic the Autism Spectrum Disorder (ASD) in the transition to adulthood. Considering that the individu als rates with Autism Spectrum Disorder have increased significantly in recent years and that ASD transcends childhood, this work aims to know how the national and international literature discusses the transition from adolescence to adulthood in individua ls with A SD , regarding the interface between health and education. The research establishes a narrative bibliographic review, in which the sites of the Scientific Electronic Library Online (SciELO), Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, National Cente r for Biotechnology Information (NCBI) and the Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) were consulted, in the period from 2009 to 2017, being selected 20 studies. The data collected were categorized, interpreted and analyzed in two categories, entitled "The tran sition from individuals with ASD to adulthood: is there life after childhood?" a nd "Attendance to the individual with ASD and their families: is there integration?". Studies indicate that the process of transition to adulthood in individuals with ASD is ex tremely complex, requiring education, employment and community life to be included in order for the transition to take place successfully. In addition, the studies point to a low insertion of people with ASD at university and at employment market, also pre senting a decrease in the attendance to these individuals after leaving regular education, being that the attendance to adults with ASD occurs when they present some comorbidity related to autism. Thereby, a support network is needed that works in an arti culated way in the care of these individuals, in addition to the need for further studies and professional qualification aimed at this phase of the development.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Educação inclusiva
Infância
Saúde
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6013
Data do documento: 29-Jun-2018
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