Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6051
Tipo: Monografia
Título: A abordagem investigativa no trabalho de ciências a partir dos conhecimentos tradicionais Kaingangs nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Braga, Priscila Kókoy
Primeiro Orientador: Coan, Cherlei Marcia
Primeiro membro da banca: Kamanski, Angela Baruffi
Segundo membro da banca: Moro, Fernanda Teresa
Resumo: Este trabalho tem como proposta apresentar uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica na educação escolar indígena, fundamentada na abordagem investigativa de Ciências voltada para os anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se investigar as contribuições da abordagem investigativa no trabalho com os saberes tradicionais na disciplina de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada está baseada numa pesquisa qualitativa descritiva e na apresentação e discussão de uma proposta de sequência de ensino investigativa. Como resultados da pesquisa concluímos que o desenvolvimento da proposta didática de botânica permite construir conhecimentos científicos integrados aos saberes tradicionais da comunidade indígena Kaingang. A decisão de trabalhar com uma sequência didática que inseriu a etnobotânica por meio de uma abordagem investigava favorece que o aluno seja protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem. Ao longo da sequência didática foram propostas atividades que oportunizam o educando explorar seu objeto de estudo, criar hipóteses explicativas, produzir e registrar dados, comunicar os resultados de seu aprendizado, desenvolvendo a Alfabetização Científica (AC).
Abstract/Resumen: This work proposes to present a didactic sequence for the teaching and learning process of botany in indigenous school education, based on the investigative approach of Science aimed at the early years of elementary school. We sought to investigate the contributions of the investigative approach in working with traditional knowledge in the discipline of Science in the early years of elementary school. The methodology used is based on descriptive qualitative research and on the presentation and discussion of a proposal for an investigative teaching sequence. As a result of the research, we concluded that the development of the didactic proposal of botany allows the construction of scientific knowledge integrated with the traditional knowledge of the Kaingang indigenous community. The decision to work with a didactic sequence that inserted ethnobotany through an investigative approach favors the student being the protagonist of his teaching and learning process. Throughout the didactic sequence, activities were proposed that allow the student to explore their object of study, create explanatory hypotheses, produce and record data, communicate the results of their learning, developing Scientific Literacy (CA).
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Alfabetização Científica
Cultura Indígena
Sequência de Ensino Investigativa
Ensino de Botânica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6051
Data do documento: Set-2022
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRAGA.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.