Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6051
Tipo: | Monografia |
Título: | A abordagem investigativa no trabalho de ciências a partir dos conhecimentos tradicionais Kaingangs nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Braga, Priscila Kókoy |
Primeiro Orientador: | Coan, Cherlei Marcia |
Primeiro membro da banca: | Kamanski, Angela Baruffi |
Segundo membro da banca: | Moro, Fernanda Teresa |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta apresentar uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem de botânica na educação escolar indígena, fundamentada na abordagem investigativa de Ciências voltada para os anos iniciais do ensino fundamental. Buscou-se investigar as contribuições da abordagem investigativa no trabalho com os saberes tradicionais na disciplina de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada está baseada numa pesquisa qualitativa descritiva e na apresentação e discussão de uma proposta de sequência de ensino investigativa. Como resultados da pesquisa concluímos que o desenvolvimento da proposta didática de botânica permite construir conhecimentos científicos integrados aos saberes tradicionais da comunidade indígena Kaingang. A decisão de trabalhar com uma sequência didática que inseriu a etnobotânica por meio de uma abordagem investigava favorece que o aluno seja protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem. Ao longo da sequência didática foram propostas atividades que oportunizam o educando explorar seu objeto de estudo, criar hipóteses explicativas, produzir e registrar dados, comunicar os resultados de seu aprendizado, desenvolvendo a Alfabetização Científica (AC). |
Abstract/Resumen: | This work proposes to present a didactic sequence for the teaching and learning process of botany in indigenous school education, based on the investigative approach of Science aimed at the early years of elementary school. We sought to investigate the contributions of the investigative approach in working with traditional knowledge in the discipline of Science in the early years of elementary school. The methodology used is based on descriptive qualitative research and on the presentation and discussion of a proposal for an investigative teaching sequence. As a result of the research, we concluded that the development of the didactic proposal of botany allows the construction of scientific knowledge integrated with the traditional knowledge of the Kaingang indigenous community. The decision to work with a didactic sequence that inserted ethnobotany through an investigative approach favors the student being the protagonist of his teaching and learning process. Throughout the didactic sequence, activities were proposed that allow the student to explore their object of study, create explanatory hypotheses, produce and record data, communicate the results of their learning, developing Scientific Literacy (CA). |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Alfabetização Científica Cultura Indígena Sequência de Ensino Investigativa Ensino de Botânica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6051 |
Data do documento: | Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRAGA.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.