Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6085
Tipo: | Artigo Cientifico |
Título: | Aqui e lá: conhecimentos e saberes relacionados a formação de professores, a partir da compreensão de residentes participantes de um subprojeto de residência pedagógica |
Título(s) alternativo(s): | Here and there: knowledge and knowledge related to teacher training, from the understanding of participating residents of pedagogical residence sub-project |
Autor(es): | Almeida, India Aline de |
Primeiro Orientador: | Lima, Barbara Grace Tobaldini de |
Resumo: | Este artigo é produto de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, na perspectiva dos acadêmicos participantes de um subprojeto da Residência Pedagógica quais são os saberes docentes necessários para a formação e atuação de professores. A pesquisa é documental e desenvolvida a partir da análise dos relatórios produzidos por sete residentes, todos com atividades realizadas em um colégio estadual, de nível médio, de uma cidade do interior do Paraná, nomeada nesta pesquisa de “Colégio Benedito”. O material foi analisado como base nos pressupostos teóricos da Análise Textual Discursiva (ATD) e com o auxílio do software ATLAS.ti. Após a análise, teve como resultado a mobilização de diversos saberes a partir da participação do subprojeto e ao longo da formação com as suas experiências. |
Abstract/Resumen: | This article is the product of a research that aimed to understand, from the perspective of academics participating in a sub-project of the Pedagogical Residence, what are the teaching knowledge for the training and performance of the teachers. The documentary and case study research, developed from the analysis of the reports produced by seven residents, all with activities carried out in a state high school, in city in the interior of Paraná, named in this research “Colégio Benedito”. The material was analyzed based on the theoretical assumptions of Textual Discursive Analysis (ATD) an with the aid of the software ATLAS.ti. After the analysis, it resulted in the mobilization of diverse knowledge based on the participation of the sub project and throughout the training with its experiences. |
Palavras-chave: | Formação de professores Estágios Estudantes universitários |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6085 |
Data do documento: | 6-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALMEIDA.pdf | 352,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.