Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.contributor.referee1Basniak, Maria Ivete-
dc.contributor.referee2Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.contributor.referee3Menoncini, Lúcia-
dc.creatorBruxel, Daniel Argeu-
dc.date2022-09-28-
dc.date.accessioned2022-11-17T17:18:13Z-
dc.date.available2022-11-17-
dc.date.available2022-11-17T17:18:13Z-
dc.date.issued2022-09-28-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6087-
dc.description.abstractThe present article consists in a didactic proposal with the goal of explore the triangle notable points. The exploration tasks are developed in a dynamic geometry environment: the software GeoGebra. Moreover, the proposal explores the mathematical concepts involved through a dynamic that encourages mathematical argumentation and discussion in the classroom. This way, are presented some theoretical reflections about the use of mathematical argumentation in Math classes, and the use of dynamic geometry environments. The research has a qualitative, purposeful and analytical approach. The analyzed data are the tasks that compose the didactic sequence. From the analysis, it was verified that the tasks that compose the didactic proposal favor the exploration of concepts and properties in the study of triangle notable points, and it can contribute for the formation of a space with argumentation culture in Math classes.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma proposta didática com o objetivo de explorar os pontos notáveis de um triângulo. As tarefas de exploração são desenvolvidas em um ambiente de geometria dinâmica: o GeoGebra. Além disso, a proposta explora os conceitos matemáticos envolvidos através de uma dinâmica que incentiva a argumentação matemática e as conversações matemáticas na sala de aula. Desta forma, são apresentadas algumas reflexões teóricas a respeito do uso da argumentação matemática em aulas de matemática e o uso de ambientes de geometria dinâmica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, propositiva e analítica. Os dados analisados são as tarefas que compõem a sequência didática. A partir da análise, verificou-se que as tarefas que compõe a proposta didática favorecem a exploração de conceitos e propriedades no estudo dos pontos notáveis de um triângulo e podem contribuir com a formação de um espaço com a cultura da argumentação nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-11-17T16:50:29Z No. of bitstreams: 1 BRUXEL.pdf: 2943750 bytes, checksum: 16eb6c7756c2897b6083ddc3b76371c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-17T17:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRUXEL.pdf: 2943750 bytes, checksum: 16eb6c7756c2897b6083ddc3b76371c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T17:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUXEL.pdf: 2943750 bytes, checksum: 16eb6c7756c2897b6083ddc3b76371c9 (MD5) Previous issue date: 2022-09-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectTriâgulopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titlePontos notáveis de um triângulo: uma prosposta didática com geometria dinâmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUXEL.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.