Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6087
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Scheffer, Nilce Fátima | - |
dc.contributor.referee1 | Basniak, Maria Ivete | - |
dc.contributor.referee2 | Borges, Pedro Augusto Pereira | - |
dc.contributor.referee3 | Menoncini, Lúcia | - |
dc.creator | Bruxel, Daniel Argeu | - |
dc.date | 2022-09-28 | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T17:18:13Z | - |
dc.date.available | 2022-11-17 | - |
dc.date.available | 2022-11-17T17:18:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6087 | - |
dc.description.abstract | The present article consists in a didactic proposal with the goal of explore the triangle notable points. The exploration tasks are developed in a dynamic geometry environment: the software GeoGebra. Moreover, the proposal explores the mathematical concepts involved through a dynamic that encourages mathematical argumentation and discussion in the classroom. This way, are presented some theoretical reflections about the use of mathematical argumentation in Math classes, and the use of dynamic geometry environments. The research has a qualitative, purposeful and analytical approach. The analyzed data are the tasks that compose the didactic sequence. From the analysis, it was verified that the tasks that compose the didactic proposal favor the exploration of concepts and properties in the study of triangle notable points, and it can contribute for the formation of a space with argumentation culture in Math classes. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste em uma proposta didática com o objetivo de explorar os pontos notáveis de um triângulo. As tarefas de exploração são desenvolvidas em um ambiente de geometria dinâmica: o GeoGebra. Além disso, a proposta explora os conceitos matemáticos envolvidos através de uma dinâmica que incentiva a argumentação matemática e as conversações matemáticas na sala de aula. Desta forma, são apresentadas algumas reflexões teóricas a respeito do uso da argumentação matemática em aulas de matemática e o uso de ambientes de geometria dinâmica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, propositiva e analítica. Os dados analisados são as tarefas que compõem a sequência didática. A partir da análise, verificou-se que as tarefas que compõe a proposta didática favorecem a exploração de conceitos e propriedades no estudo dos pontos notáveis de um triângulo e podem contribuir com a formação de um espaço com a cultura da argumentação nas aulas de Matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2022-11-17T16:50:29Z No. of bitstreams: 1 BRUXEL.pdf: 2943750 bytes, checksum: 16eb6c7756c2897b6083ddc3b76371c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2022-11-17T17:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRUXEL.pdf: 2943750 bytes, checksum: 16eb6c7756c2897b6083ddc3b76371c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-17T17:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUXEL.pdf: 2943750 bytes, checksum: 16eb6c7756c2897b6083ddc3b76371c9 (MD5) Previous issue date: 2022-09-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Triâgulo | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Pontos notáveis de um triângulo: uma prosposta didática com geometria dinâmica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUXEL.pdf | 2,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.