Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6087
Type: Dissertação
Título : Pontos notáveis de um triângulo: uma prosposta didática com geometria dinâmica
Author: Bruxel, Daniel Argeu
First advisor: Scheffer, Nilce Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Basniak, Maria Ivete
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Pedro Augusto Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Menoncini, Lúcia
Resume: O presente trabalho consiste em uma proposta didática com o objetivo de explorar os pontos notáveis de um triângulo. As tarefas de exploração são desenvolvidas em um ambiente de geometria dinâmica: o GeoGebra. Além disso, a proposta explora os conceitos matemáticos envolvidos através de uma dinâmica que incentiva a argumentação matemática e as conversações matemáticas na sala de aula. Desta forma, são apresentadas algumas reflexões teóricas a respeito do uso da argumentação matemática em aulas de matemática e o uso de ambientes de geometria dinâmica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, propositiva e analítica. Os dados analisados são as tarefas que compõem a sequência didática. A partir da análise, verificou-se que as tarefas que compõe a proposta didática favorecem a exploração de conceitos e propriedades no estudo dos pontos notáveis de um triângulo e podem contribuir com a formação de um espaço com a cultura da argumentação nas aulas de Matemática.
Resumen : The present article consists in a didactic proposal with the goal of explore the triangle notable points. The exploration tasks are developed in a dynamic geometry environment: the software GeoGebra. Moreover, the proposal explores the mathematical concepts involved through a dynamic that encourages mathematical argumentation and discussion in the classroom. This way, are presented some theoretical reflections about the use of mathematical argumentation in Math classes, and the use of dynamic geometry environments. The research has a qualitative, purposeful and analytical approach. The analyzed data are the tasks that compose the didactic sequence. From the analysis, it was verified that the tasks that compose the didactic proposal favor the exploration of concepts and properties in the study of triangle notable points, and it can contribute for the formation of a space with argumentation culture in Math classes.
Palabras clave : Matemática
Geometria
Triâgulo
Didática
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6087
Fecha de publicación : 28-sep-2022
metadata.dc.level: Mestrado profissional
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRUXEL.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.