Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6098
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | Cenas da educação inclusiva: as estagiárias da educação infantil |
Author: | Bohrer, Camila Olga Vieira Petter, Elizete |
First advisor: | Gräff, Patrícia |
Resume: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, que buscou conhecer como atuam as estagiárias da Educação Infantil, com crianças que apresentam necessidades educacionais especiais. Toma como base a legislação vigente e trabalhos acadêmicos que tratam sobre a educação inclusiva e a formação de professores. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários e entrevistas com as estagiárias de dois Centros de Educação Infantil Municipais, da rede pública do município de Chapecó/SC, totalizando uma amostra de 8 estagiárias. De maneira qualitativa, buscou entender sua função no cenário da educação inclusiva. As análises são constituídas a partir de duas categorias analíticas que tomam por base os discursos das estagiárias e discutem: a dualidade, educação e cuidado, e a formação pedagógica das estagiárias. Também contextualiza breve e historicamente o que dizem os manuscritos legais perante a educação inclusiva. Conclui que, a atuação destas profissionais se configura dentro de um cenário educacional que não oferece uma formação específica, com poucos subsídios, contribuindo para a constituição de uma ênfase assistencialista na Educação Infantil. |
Keywords: | Educação infantil Educação inclusiva Estágios supervisionados Formação continuada de professores |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6098 |
Issue Date: | 1-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BOHRER.pdf | 252.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.