Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6098
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Cenas da educação inclusiva: as estagiárias da educação infantil
Autor(es): Bohrer, Camila Olga Vieira
Petter, Elizete
Primeiro Orientador: Gräff, Patrícia
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, que buscou conhecer como atuam as estagiárias da Educação Infantil, com crianças que apresentam necessidades educacionais especiais. Toma como base a legislação vigente e trabalhos acadêmicos que tratam sobre a educação inclusiva e a formação de professores. Os dados empíricos foram produzidos a partir de questionários e entrevistas com as estagiárias de dois Centros de Educação Infantil Municipais, da rede pública do município de Chapecó/SC, totalizando uma amostra de 8 estagiárias. De maneira qualitativa, buscou entender sua função no cenário da educação inclusiva. As análises são constituídas a partir de duas categorias analíticas que tomam por base os discursos das estagiárias e discutem: a dualidade, educação e cuidado, e a formação pedagógica das estagiárias. Também contextualiza breve e historicamente o que dizem os manuscritos legais perante a educação inclusiva. Conclui que, a atuação destas profissionais se configura dentro de um cenário educacional que não oferece uma formação específica, com poucos subsídios, contribuindo para a constituição de uma ênfase assistencialista na Educação Infantil.
Palavras-chave: Educação infantil
Educação inclusiva
Estágios supervisionados
Formação continuada de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6098
Data do documento: 1-Dez-2018
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOHRER.pdf252,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.