Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6141
Tipo: Monografia
Título: Contra toda autoridade, exceto a do meu professor: o amor pelo mundo e a responsabilidade na docência em história
Autor(es): Caregnato, Milena
Primeiro Orientador: Picoli, Bruno Antonio
Primeiro membro da banca: Cavanna, Federico José Alves
Segundo membro da banca: Gräff, Patrícia
Resumo: Falar de autoridade em nosso mundo é basicamente um tabu, visto toda a barbárie consequente do mau emprego e distorção significativa do termo a partir de meados do século XX. Contudo o objeto de estudo deste trabalho está na autoridade presente na escola, o que de maneira alguma é meramente semelhante a autoridade presente no mundo político (já desaparecida do mundo), visto a característica autopoiética da escola. O objetivo deste trabalho é compreender as possibilidades de autoridade do professor de História e sua importância para a formação do aluno e a constituição do mundo. Primeiro do professor, por ser a figura representante dos adultos na escola, logo, responsável pelo mundo. Segundo o professor de História, por ser a disciplina onde o encontro com o mundo se dá de maneira mais intensa e, por isso, mais tensa. Tendo tais questões esclarecidas, será também empreendido a reflexão sobre que história pertence à aula de História. Essa discussão tem como base teórica principal os autores Hannah Arendt, Gert Biesta e Theodor Adorno e está dividida em três capítulos. O primeiro tem como foco o papel da escola no mundo e na sociedade, para em seguida começar a discussão do papel do professor como autoridade no segundo capítulo, onde encontra-se uma discussão sobre exemplos da deturpação da autoridade e no terceiro compreender o que de fato é a autoridade do professor de História na aula de História, concluindo como imprescindível a presença da autoridade do professor para uma educação que garanta as possibilidades de renovação do mundo.
Abstract/Resumen: Speaking of authority in our world is a taboo, due all the barbarism resulted from the misuse of the term in the mid-twentieth century. However, the object of study of this work is the authority present in the school, which in no way is similar to the authority present in the political world (already disappeared from the world), because of the autopoietic characteristic of the school. The objective of this work is to understand the possibilities of History teacher’s authority and its importance for the formation of the student and the world’s constitution. First, the teacher, for being the representative figure of adults in the school, therefore, responsible for the world. Second, the History teacher, as it is the discipline Where the encounter with the world takes place in a more intense and tense way. Having such questions clarified, the other reflection will also be undertaken on which history belongs to the History class, this discussion has as theoretical basis the authors Hannah Arendt, Gert Biesta and Theodor Adorno and is divided into three chapters. The first chapter focuses on the role of the school in the world and Society, and then begins the discussions of the teacher’s role as an authority in the second chapter, where there is a discussion of the examples of the misrepresentation of the authority and in the third, understanding what in fact is the authority of the History teacher in the History class. Concluding that the presence of the teacher’s authority is essential for an education that guarantees the possibility of renewing the world.
Palavras-chave: Escola
Docência
História
Aula
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6141
Data do documento: 19-Out-2021
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAREGNATO.pdf414,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.