Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6172
Tipo: Dissertação
Título: Os docentes da escola do campo e os saberes necessários a sua prática
Autor(es): Gilioli, Juliana Bianchi
Primeiro Orientador: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Primeiro membro da banca: Mohr, Naira Estela Roesler
Segundo membro da banca: Picoli, Bruno Antonio
Terceiro membro da banca: Neitzel, Odair
Resumo: A Educação no/do Campo é uma possibilidade às crianças e adolescentes manterem-se no espaço rural, para que junto com suas famílias possam construir alternativas para qualificar as atividades e as vivências do/no campo. É notório que historicamente a educação do campo carece de políticas públicas educacionais que cumpram, de fato, com o papel de uma educação pública, gratuita, única e laica, baseada nos princípios de igualdade, liberdade e solidariedade. Durante muito tempo, e ainda hoje, vivenciamos alguns resquícios da ausência dessa política, pois percebe-se que as concepções e características da educação do campo revelam ainda práticas assistencialistas e compensatórias. Estas, não concebem o campo como espaço de possibilidade de ampliação da qualidade de vida, lugar de muitas experiências e saberes que deve ser levado em consideração no processo de ensino e aprendizagem na escola pensada para a educação do campo, ou seja, capaz de articular a vida das crianças e adolescentes na relação campo-cidade, sem abandonar o campo, sem precisar migrar de forma brusca, podendo assim conectar seu percurso formativo às questões da comunidade a qual pertencem. Nesse sentido, a pesquisa realiza um estudo em uma escola do campo, no município de Nova Itaberaba, oeste de Santa Catarina, que, no intuito de impedir seu fechamento devido ao baixo número de matrículas, reorganizou sua matriz curricular, transformando-se em escola do campo em tempo integral, ancorada nos pressupostos da educação do campo, educação integral e educação em tempo integral, elevando de forma significativa o número de matrículas. A pesquisa buscou responder a seguinte pergunta: Que saberes são necessários aos professores que atuam em uma escola do/no campo, para que possam articular educação do campo, educação integral e educação em tempo integral? O objetivo é compreender os saberes necessários para a prática docente em uma escola que articula educação do campo, educação integral e educação em tempo integral. Para responder ao problema e alcançar ao objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida por meio do estudo de caso na Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, com levantamento de referencial teórico sobre o tema e entrevistas com docentes da referida escola. Por se tratar de pesquisa exploratória, o estudo e análise dos dados se deu a partir da abordagem da análise de conteúdo. Ao estabelecer a associação entre a base legal que orienta a educação do campo, o referencial teórico sobre a formação docente adequada para atuar na educação do/no campo, com os dados revelados nas entrevistas com os docentes que atuam nessa escola, a sistematização dessa análise fez-se de forma contextualizada. Espera-se com a realização deste estudo e a partir dos dados obtidos, contribuir não só com a escola pesquisada, mas com a política nacional de educação do campo, educação integral e em tempo integral, bem como para a política de formação de professores para o campo, com a implantação de currículos constituídos por área do conhecimento e que promovam o desenvolvimento do saber atitudinal, o saber crítico-contextual, o saber específico, o saber pedagógico, o saber didático-curricular, o saber dialógico e o saber relacional. Presume-se que o resultado da pesquisa possa desencadear propostas e ações para qualificar a educação do/no campo no âmbito da formação de professores.
Abstract/Resumen: Education of/in the countryside is a possibility for children and teenagers to remain in the country, so that, together with their families, they can find alternatives to improve activities and experiences of/in the countryside. It is notorious that, historically, rural education lacks educational public policies, one that actually fulfill the role of for free, unique and secular public education, based on the principles of equality, freedom and solidarity. For a long time, and even today we experience some remnants of the absence of this policy, as it is clear that the conceptions and characteristics of rural education still reveal welfare and compensatory practices, not conceiving the countryside as a space for the possibility of improving the quality of life, a place of many experiences and knowledge that must be taken into consideration in the teaching and learning process at school designed for rural education, that is, capable of articulating the lives of children and adolescents in the countryside-city relationship, without leaving the countryside, without having to migrate abruptly, and on that note, being able to connect his formative path to the issues of the community to which one belongs. In this respect, a research carries out a study in a rural school, in the city of Nova Itaberaba, west of Santa Catarina State, which, not intending to prevent its closure due to the low number of enrollments, reorganizes its curriculum, becoming a full-time countryside school, anchored in the assumptions of rural education, full-time education and in full-time, significantly increasing the number of enrollments. The research seeks to answer the following question: What knowledge is needed by teachers who work in a school of/in the country, so they can articulate rural education, integral education and full-time education? In order to comprehend the knowledge needed for teaching practice in a school that articulates rural education, integral education and full-time education. To answer this issue and achieve the proposed objective, the research was developed through a case study at Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, a full-time countryside school, with a survey of theoretical framework on the subject, interviews with teachers from that school. As it is an exploratory research, the study and data analysis was based on the content analysis approach. It is expected with the accomplishment of this study and from the obtained data, it is expected to contribute not only with the researched school, but with the national policy of education in the countryside schools, integral and full-time education, as well as for the policy of formation of teachers for the countryside field, with the implementation of provisional curricula by area of knowledge and that promote the development of attitudinal knowledge, critical- contextual, specific, pedagogical, didactic-curricular, dialogic and relational knowledge ones. It is assumed that the result of the research might bring out proposals and actions to qualify the education of/in the countryside schools in the context of teacher training.
Palavras-chave: Educação
Propriedade Rural
Formação de professores
Educação integral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6172
Data do documento: 26-Out-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILIOLI.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.