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Tipo: Monografia
Título: As primeiras evidências do TEA em crianças na perspectiva materna
Autor(es): Arruda, Renata Kely de
Primeiro Orientador: Lepke, Sonize
Primeiro membro da banca: Ferreira, Claudia Lúcia
Segundo membro da banca: Ziesmann, Cleusa Inês
Resumo: A presente pesquisa tem como tema as primeiras evidências do TEA em crianças na perspectiva materna, cujo objetivo geral é analisar como o diagnóstico Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode influenciar no cotidiano da família. Para a elaboração dos dados recorremos a pesquisa bibliográfica e retomamos o acervo da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando como descritores: Transtorno do Espectro Autista, mãe e sobrecarga materna, utilizando o recorte temporal de 2013 - 2019. A partir dos materiais coletados construímos um diálogo com os registros realizados no diário de campo da pesquisadora diante as necessidades do seu filho diagnosticado com TEA. Os dados permitem indicar que muitas vezes, o diagnóstico é complexo, difícil, mas necessário para o acesso ao atendimento educacional e as terapias, pois as mesmas permitem uma melhor qualidade de vida para a criança e o adulto com TEA. Entretanto, constata-se que a família, mas especialmente a mãe ao assumir as responsabilidades do processo educacional, terapias e cuidados, tem uma sobrecarga de trabalho e stress. Para tanto, fazem-se necessárias políticas públicas que assegurem o acesso das crianças, jovens e adultos a saúde, serviços (terapias) e educação.
Abstract/Resumen: The present research has as its theme The First Evidence of ASD in Children in the Maternal Perspective, whose general objective is to analyze how the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) can influence the family's daily life, we resorted to bibliographic research and resumed the collection of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), using as descriptors: ASD, diagnosis and maternal burden using the time frame of 2013 - 2019. From the collected materials, we built a dialogue with the records made in the researcher's field diary because of the needs of her child diagnosed with ASD. The data allows us to indicate that the diagnosis is often complex, and difficult, but necessary for access to educational care and therapies. Because they allow a better quality of life for the child and adult with ASD, however, the family, but especially the mother, when assuming the responsibilities of the educational process, therapies, and care, has an overload of work and stress. To this end, public policies are needed to ensure children, youth and adults have access to health, services (therapies), and education.
Palavras-chave: Autismo
TEA
Mãe de TEA
Maternidade
Espectro Autismo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6194
Data do documento: Dez-2022
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