Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6194
Type: Monografia
Title: As primeiras evidências do TEA em crianças na perspectiva materna
Author: Arruda, Renata Kely de
First advisor: Lepke, Sonize
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Claudia Lúcia
metadata.dc.contributor.referee2: Ziesmann, Cleusa Inês
Resume: A presente pesquisa tem como tema as primeiras evidências do TEA em crianças na perspectiva materna, cujo objetivo geral é analisar como o diagnóstico Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode influenciar no cotidiano da família. Para a elaboração dos dados recorremos a pesquisa bibliográfica e retomamos o acervo da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando como descritores: Transtorno do Espectro Autista, mãe e sobrecarga materna, utilizando o recorte temporal de 2013 - 2019. A partir dos materiais coletados construímos um diálogo com os registros realizados no diário de campo da pesquisadora diante as necessidades do seu filho diagnosticado com TEA. Os dados permitem indicar que muitas vezes, o diagnóstico é complexo, difícil, mas necessário para o acesso ao atendimento educacional e as terapias, pois as mesmas permitem uma melhor qualidade de vida para a criança e o adulto com TEA. Entretanto, constata-se que a família, mas especialmente a mãe ao assumir as responsabilidades do processo educacional, terapias e cuidados, tem uma sobrecarga de trabalho e stress. Para tanto, fazem-se necessárias políticas públicas que assegurem o acesso das crianças, jovens e adultos a saúde, serviços (terapias) e educação.
Abstract: The present research has as its theme The First Evidence of ASD in Children in the Maternal Perspective, whose general objective is to analyze how the diagnosis of Autism Spectrum Disorder (ASD) can influence the family's daily life, we resorted to bibliographic research and resumed the collection of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), using as descriptors: ASD, diagnosis and maternal burden using the time frame of 2013 - 2019. From the collected materials, we built a dialogue with the records made in the researcher's field diary because of the needs of her child diagnosed with ASD. The data allows us to indicate that the diagnosis is often complex, and difficult, but necessary for access to educational care and therapies. Because they allow a better quality of life for the child and adult with ASD, however, the family, but especially the mother, when assuming the responsibilities of the educational process, therapies, and care, has an overload of work and stress. To this end, public policies are needed to ensure children, youth and adults have access to health, services (therapies), and education.
Keywords: Autismo
TEA
Mãe de TEA
Maternidade
Espectro Autismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6194
Issue Date: Dec-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARRUDA.pdf705,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.