Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6196
Tipo: Monografia
Título: Práticas literárias em sala de aula: o gênero lírico
Autor(es): Marques, Marcos Ledesma
Primeiro Orientador: Paz, Demétrio Alves
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Roberto Carlos
Segundo membro da banca: Batista, Jeize de Fátima
Resumo: O presente trabalho descreve atividades realizadas em sala de aula junto a uma turma do ensino fundamental, durante a execução do Programa Residência Pedagógica. O objetivo é relatar as práticas de textos literários em sala de aula, apresentando as impressões e resultados obtidos a partir das atividades que envolveram o gênero lírico e tiveram como conceito teórico o letramento literário. Para tanto, são descritas as atividades que envolveram as etapas de planejamento, preparação e execução do plano de aula, pensado e elaborado para ser aplicado na escola. Em seguida, são apresentadas ponderações em relação aos objetivos que se pretendia alcançar e aos resultados obtidos com as práticas literárias. Finalmente, constata-se que as práticas literárias que envolvem o gênero lírico são uma ótima ferramenta para que a escola cumpra com aquelas que são as suas principais funções sob o ponto de vista do letramento literário: o desenvolvimento da competência da leitura e formação de futuros leitores.
Abstract/Resumen: El presente trabajo describe actividades realizadas en el aula con una clase de primaria, durante la ejecución del Programa de Residencia Pedagógica. El objetivo es relatar las prácticas de textos literarios en el aula, presentando las impresiones y resultados obtenidos a partir de las actividades que involucraron el género lírico y tuvieron como concepto teórico la alfabetización literaria. Para ello, se describen las actividades que involucraron las etapas de planificación, preparación y ejecución del plan de estudios pensado y elaborado para ser aplicado en la escuela. Luego, se presentan consideraciones en relación a los objetivos que se pretendían alcanzar y los resultados obtenidos con las prácticas literarias. Finalmente, se constata que las prácticas literarias que involucran el género lírico son una gran herramienta para que la escuela cumpla con sus principales funciones, desde el punto de vista de la alfabetización literaria: el desarrollo de la competencia lectora y la formación de futuros lectores.
Palavras-chave: Gêneros literários
Leitura
Letramento
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6196
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES.pdf966,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.