Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6196
Tipo: | Monografia |
Título: | Práticas literárias em sala de aula: o gênero lírico |
Autor(es): | Marques, Marcos Ledesma |
Primeiro Orientador: | Paz, Demétrio Alves |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Roberto Carlos |
Segundo membro da banca: | Batista, Jeize de Fátima |
Resumo: | O presente trabalho descreve atividades realizadas em sala de aula junto a uma turma do ensino fundamental, durante a execução do Programa Residência Pedagógica. O objetivo é relatar as práticas de textos literários em sala de aula, apresentando as impressões e resultados obtidos a partir das atividades que envolveram o gênero lírico e tiveram como conceito teórico o letramento literário. Para tanto, são descritas as atividades que envolveram as etapas de planejamento, preparação e execução do plano de aula, pensado e elaborado para ser aplicado na escola. Em seguida, são apresentadas ponderações em relação aos objetivos que se pretendia alcançar e aos resultados obtidos com as práticas literárias. Finalmente, constata-se que as práticas literárias que envolvem o gênero lírico são uma ótima ferramenta para que a escola cumpra com aquelas que são as suas principais funções sob o ponto de vista do letramento literário: o desenvolvimento da competência da leitura e formação de futuros leitores. |
Abstract/Resumen: | El presente trabajo describe actividades realizadas en el aula con una clase de primaria, durante la ejecución del Programa de Residencia Pedagógica. El objetivo es relatar las prácticas de textos literarios en el aula, presentando las impresiones y resultados obtenidos a partir de las actividades que involucraron el género lírico y tuvieron como concepto teórico la alfabetización literaria. Para ello, se describen las actividades que involucraron las etapas de planificación, preparación y ejecución del plan de estudios pensado y elaborado para ser aplicado en la escuela. Luego, se presentan consideraciones en relación a los objetivos que se pretendían alcanzar y los resultados obtenidos con las prácticas literarias. Finalmente, se constata que las prácticas literarias que involucran el género lírico son una gran herramienta para que la escuela cumpla con sus principales funciones, desde el punto de vista de la alfabetización literaria: el desarrollo de la competencia lectora y la formación de futuros lectores. |
Palavras-chave: | Gêneros literários Leitura Letramento Literatura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6196 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARQUES.pdf | 966,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.