Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6198
Tipo: Monografia
Título: As vozes das mulheres na escrita de Lygia Fagundes Telles: uma abordagem didática nas aulas de literatura
Autor(es): Lima, Marlene Aparecida Rosa de
Primeiro Orientador: Berned, Pablo Lemos
Primeiro membro da banca: Gallas, Taciana
Segundo membro da banca: Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Resumo: Lygia Fagundes Telles foi uma escritora modernista brasileira. Ela fez parte da Academia Paulista de Letras (APL) e também da Academia Brasileira de Letras (ABL). Em 2005, pelo conjunto de sua obra, Lygia recebeu o Prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura de língua portuguesa. Lygia foi uma ávida escritora e que reúne um vasto conjunto de contos, crônicas e romances. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um plano didático, pela perspectiva de um letramento literário, voltado para três contos de Lygia Fagundes Telles que abordam relacionamentos abusivos: Pomba Enamorada (1977), Venha ver o pôr do sol (1970) e Os objetos (1970). Nos aspectos que se referem ao ensino da literatura e a proposta da aplicação em sala de aula, bem como as reflexões sobre o papel da literatura na formação leitora e cidadã do aluno e as relações dialógicas presentes nos contos, serão considerados principalmente os estudos de Rildo Cosson (2009), Annie Rouxel (2013), Vincent Jouve (2012), Antônio Candido (2011), Antoine Compagnon (2009), Tzvetan Todorov (2009), Magda Soares (2011), Stegagno-Picchio (2004) e Paulo Freire (1996). Já ao abordar aspectos da literatura de autoria feminina e a caracterização de personagens femininas, este trabalho recorrerá privilegiadamente aos estudos de Lúcia Castello Branco (1991), Simone Beauvoir (2016) e Virgínia Woolf (2014). Por fim, esta pesquisa propõe etapas para a elaboração de um plano de ensino voltado para séries finais do ensino fundamental.
Abstract/Resumen: Lygia Fagundes Telles fue una escritora modernista brasileña. Formó parte de la Academia Paulista de Letras (APL) y también de la Academia Brasileña de Letras (ABL). En 2005, por toda su obra, Lygia recibió el Premio Camões, considerado el más importante de la literatura en lengua portuguesa. Lygia fue una ávida escritora y que reúne un amplio conjunto de relatos, crónicas y novelas. Así, este trabajo pretende desarrollar un plan de enseñanza, desde la perspectiva de una alfabetización literaria, centrada en tres cuentos de Lygia Fagundes Telles que tratan de las relaciones abusivas: Pomba Enamorada (1977), Venha ver o pôr do sol (1970) y Os objetos (1970). En los aspectos que se refieren a la enseñanza de la literatura y la propuesta de su aplicación en el aula, así como las reflexiones sobre el papel de la literatura en la formación lectora y ciudadana del alumno y las relaciones dialógicas presentes en los cuentos, se considerarán principalmente los estudios de Rildo Cosson (2009), Annie Rouxel (2013), Vincent Jouve (2012), Antônio Candido (2011), Antoine Compagnon (2009), Tzvetan Todorov (2009), Magda Soares (2011), StegagnoPicchio (2004) y Paulo Freire (1996). Por otro lado, al abordar aspectos de la literatura de autoría femenina y la caracterización de personajes femeninos, este trabajo recurrirá a los estudios de Lúcia Castello Branco (1991), Simone Beauvoir (2016) y Virginia Woolf (2014). Finalmente, esta investigación propone pasos para la elaboración de un plan didáctico dirigido a los grados finales de primaria.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Letramento
Gêneros literários
Conto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6198
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA.PDF405,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.