Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6202
Tipo: Monografia
Título: O aluno com dislexia na escola: um olhar a partir de propostas pedagógicas inclusivas
Autor(es): Rambo, Patrícia Genz
Primeiro Orientador: Batista, Jeize de Fátima
Primeiro membro da banca: Almeida, Sueli Maria Florczak
Segundo membro da banca: Ziesmann, Cleusa Inês
Resumo: O presente trabalho parte do interesse por uma busca de metodologias que favoreçam a pratica pedagógica com o olhar voltado ao trabalho inclusivo de crianças e jovens que apresentam transtorno de leitura definido como dislexia. Notamos que é fundamental uma adaptação dos contextos escolares a fim de garantir aos alunos um ensino e aprendizagem de qualidade. Dessa maneira, com base nas perspectivas teóricas de Dehaene (2012), Petrossi (2004), Castrillon (2013), Leffa (2006), Sampaio (2014), Kleiman (2000), Batista (2017), entre outros, este trabalho foi dividido em três capítulos: a importância da leitura e o lugar do aluno com dislexia nesse processo; dislexia e seus efeitos; e, por fim, o jogo como ferramenta de apoio pedagógico. Para a pesquisa, buscamos arrolar os principais processos desviantes durante a leitura oral em crianças e jovens diagnosticados com dislexia. Além disso, desenvolvemos um jogo com atividades de estímulos para aumentar a consciência fonêmica, partindo da identificação e reconhecimento de sílabas, palavras e sons, aplicando e analisando sua eficácia por meio de testes de leitura e organização do jogo, sendo esse o objetivo principal deste trabalho. Os participantes desta pesquisa foram crianças e jovens diagnosticados com dislexia. Ao todo, foram cinco participantes na faixa etária de nove (09) a doze (12) anos. Após a aplicação do jogo, observamos que os casos mais leves de dislexia apresentaram menos dificuldades do que os participantes com estágios mais avançados, mesmo apresentando diferentes graus de progressos com o jogo, todos demonstraram interesse em aprender.
Abstract/Resumen: El presente trabajo se fundamenta en el interés por una búsqueda de metodologías que favorezcan la práctica pedagógica buscando el trabajo inclusivo con niños y jóvenes que presentan el trastorno de la lectura definido como dislexia. Observamos que es imprescindible una adaptación de los contextos escolares para garantizar a los alumnos una enseñanza y un aprendizaje de calidad. Así, a partir de las perspectivas teóricas de Dehaene (2012), Petrossi (2004), Castrillon (2013), Leffa (2006), Sampaio (2014), Kleiman (2000), Batista (2017), entre otros, este trabajo se dividió en tres capítulos: la importancia de la lectura y el lugar del alumno con dislexia en este proceso; la dislexia y sus efectos; y, por fin, el juego como herramienta de apoyo pedagógico. Para la investigación, se buscó enumerar los principales procesos desviados durante la lectura oral en niños y jóvenes diagnosticados con dislexia. Además, desarrollamos un juego con actividades de estímulo para aumentar la conciencia fonémica, partiendo de la identificación y reconocimiento de sílabas, palabras y sonidos, aplicando y analizando su efectividad a través de pruebas de lectura y organización del juego, siendo este el objetivo principal de este trabajo. Los participantes de esta investigación eran los niños y jóvenes diagnosticados con dislexia. Había cinco participantes con edades comprendidas entre los nueve (09) y los doce (12) años. Tras la aplicación del juego, observamos que los casos más leves de dislexia presentaban menos dificultades que los participantes con estadios más avanzados, aun presentando diferentes grados de progreso con el juego, todos mostraron interés por aprender.
Palavras-chave: Transtornos da leitura
Dislexia
Ensino e aprendizagem
Leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6202
Data do documento: 2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMBO.PDF1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.