Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6206
Tipo: | Monografia |
Título: | Um estudo sobre a avaliação: uma revisão em revista da área |
Autor(es): | Kuhn, Renan |
Primeiro Orientador: | Uhmann, Rosangela Ines Matos |
Primeiro membro da banca: | Andrighetto, Rosália |
Segundo membro da banca: | Bozzato, Carla Vargas |
Resumo: | A avaliação educacional representa um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sendo de extrema importância para garantir a aprendizagem de qualidade ao aluno. Com isso é proposto uma análise em artigos encontrados no periódico Estudos em Avaliação Educacional. A busca compreende o período de 2015 a 2021, e tem como objetivo verificar a abrangência da avaliação, o que gerou a organização de categorias. Para tanto, a categoria avaliação da aprendizagem foi observada conforme a perspectiva classificatória da reprodução e emergente da recriação. Dos 12 artigos encontrados, 8 estão na subcategoria emergente da recriação e 4 na classificatória da reprodução. Destacando ainda a presença de apenas 1 artigo referente a avaliação no ensino de ciências. Portanto, com essa pesquisa foi possível refletir sobre avaliação no ensino, reconhecendo a importância de desenvolver uma prática avaliativa crítica, participativa, reflexiva. |
Abstract/Resumen: | The educational assessment represents a key role in the teaching and learning process, being of extreme importance to ensure quality learning to the student. Therewith, an analysis is proposed in articles found in the periodical Estudos em Avaliação Educacional. The search comprises the period from 2015 to 2021, and has the goal to verify the coverage of the evaluation, what generated the organization of categories. For that, the learning assessment category was observed according to the classification perspective of reproduction and emerging from recreation. From the 12 articles found, 8 are in the emerging subcategory of recreation and 4 in the classificatory of reproduction. Still highlighting the presence of only 1 article referring to evaluation in science teaching. Therefore, with this research it was possible to reflect on evaluation in teaching, recognizing the importance of developing a critical, participatory, and reflective evaluative practice. |
Palavras-chave: | Avaliação da educação Ensino e aprendizagem Avaliação da aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Cerro Largo |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6206 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KUHN.pdf | 363,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.