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Tipo: Dissertação
Título: A atratividade da profissão docente no Brasil: um estudo a partir do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais de Educação
Autor(es): Casagrande, Jéssica Luana
Primeiro Orientador: Santos, Claudecir dos
Primeiro membro da banca: Valle, Ione Ribeiro
Segundo membro da banca: Graff, Patrícia
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo das Políticas Educacionais do Programa de Pósgraduação em Educação (PPGE/UFFS) e apresenta como tema de estudo o trabalho docente, considerando os eixos da formação e da valorização dos professores como elementos indissociáveis e indispensáveis para almejar a atratividade da profissão. Tem como objetivo geral analisar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e dos Planos Estaduais de Educação (PEEs) que versam sobre a formação e a valorização dos professores, procurando identificar as possíveis relações dessas metas com a atratividade da profissão. A pesquisa discute as complexas imbricações sobre o assunto a partir da seguinte problematização: como o debate acerca da atratividade docente se alinha aos eixos da formação e da valorização docente, enfatizados principalmente a partir da década de 1990? E em que condições as atuais metas e estratégias dos Planos de Educação, voltadas a esses eixos, tratam do atrair, reter e desenvolver esses profissionais? Quanto aos procedimentos metodológicos, este trabalho se caracteriza como bibliográfico e documental, voltando sua abordagem ao PNE e aos PEEs, bem como aos documentos que compõem a legislação educacional. Ao somar o conjunto de artigos, teses e dissertações estudados, a parte bibliográfica fundamenta-se em autores como: Gatti (1992; 2008), Oliveira (2004; 2010), Saviani (2007; 2009), Valle (2002; 2006) e Cunha (1999; 2006). Desse modo, vislumbrando um olhar além fronteiras, acrescentamos ao debate os apontamentos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) centrados na atração, retenção e desenvolvimento dos profissionais da educação, considerando a importância de notar as forças internas e externas presentes nas entrelinhas das políticas educacionais brasileiras. O estudo permitiu concluir que há um crescente debate acerca da atratividade da profissão docente, e, no conjunto das metas e estratégias analisadas, percebe-se uma aproximação com a atratividade, em especial, no que diz respeito a busca por condições que possam atrair, reter e desenvolver o quadro de professores. Nesse mesmo direcionamento, porém, o estudo concluiu que, para que haja convergência entre os objetivos das metas e os três requisitos da atratividade (atrair, reter e desenvolver), será preciso que os entes federados, juntamente com a união, cumpram com a política educacional para formação de professores, tornando efetivo os respectivos Planos de Educação.
Abstract/Resumen: The following research is in the field of Education Policies by the Education Post Graduation Program (PPGE/UFFS) and it has as its theme the teaching working, taking into consideration the theme of training and valuation of teachers as indivisible elements to make the teaching profession more attractive. The goal of this research is to analyze the objectives of the National Education Plan (PNE) and the State Education Plans (PEEs), which deal with training and valuation of teachers, trying to identify the links between these objectives and the attractiveness of teaching profession. The research discusses the intrincate layers about this subject through the following questioning: How does the discussion about the atractiveness of teaching profession aligns to the theme of training and valuation of teachers, mainly emphasized from the nineties? And in which conditions the goals and strategies of nowadays education plans deal with attracting, keeping and developing these professionals? Concerning to the methods, the following work is characterised as a bibliographic and documental one, taking its approach to PNE and the PEEs, as well as the national educational legislation. By adding the package of articles, theses and dissertations studied, the bibliographic part is based on authors such as: Gatti (1992; 2008), Oliveira (2004; 2010), Saviani (2007; 2009), Valle (2002; 2006) e Cunha (1999; 2006). Therefore, trying to see beyond borders, we added to this discussion, the appointments of the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), which are focused on attracting, keeping and increasing competences of education professionals, considering the importance of understanding the internal and external strenghts which are present between the lines of Brazilian Educational policies. The following research has concluded that there is a growing discussion about the attractiveness of teaching profession, and in the whole of the analyzed goals and strategies, it is possible to figure out that there is a proximity to attractiveness, concerning to the search for conditions that may be able to attract, keeping and developing the teaching staffs. However, the research has concluded that, in order to achieve a convergence between goals and the three requirements of attractiveness (attracting, keeping and developing), it will be necessary that the federal entities, along with the Union, comply with the educational policies for teaching training, becoming effective their respective Education Plans.
Palavras-chave: Formação de professores
Plano Nacional de Educação
Planos Estaduais de Educação
Ensino
Política educacional
Objetivos educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6285
Data do documento: 23-Nov-2022
Nível: Mestrado
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