Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/630
Type: Monografia
Title: Divertindo-se com a química: o ensino e a aprendizagem por meio do lúdico
Author: Leite, Katia da Costa
First advisor: Velani, Valdemir
Resume: Este Trabalho de Conclusão de Curso desenvolve um estudo que se propõe a pensar a importância dos jogos na formação docente e a reconstrução de suas características metodológicas com vistas na contextualização, interdisciplinaridade e desenvolvimento humano. Neste trabalho é feita uma revisão de como os jogos e atividades lúdicas podem ser utilizados como estratégias para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais, em especial para a disciplina de Química. Os jogos desenvolvidos nesta pesquisa, foram o Bingo, o Ludo e a Amarelinha. Eles foram aplicados nas turmas de Química na Educação Básica I e Química na Educação Básica II ofertadas no curso de Interdisciplinar em Educação no Campo no primeiro semestre de 2016. Esses jogos buscaram abordar diferentes conteúdos de química, trabalhados ao longo do Ensino Médio. A verificação da aprendizagem e a motivação dos educandos com relação aos jogos foi realizada mediante a observação direta dos participantes e a aplicação de questionário com questões objetivas e abertas. Como resultado verificou-se que a maioria dos acadêmicos mostraram-se motivados e ressaltaram em suas respostas a importância da inclusão de jogos e brincadeiras como recursos facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This work Course completion develops a study related to the importance of games and jokes in teacher training and the reconstruction of their methodological characteristics in order to contextualize , interdisciplinarity and human development. This work presents a review of the how games and recreational activities can be as strategies for teaching and learnig of Natural Sciences, especially for the Chemistry discipline. The games developed in this research were the Bingo, the Ludo and Hopscotch. They were applied in classes of Chemistry offered in the course of Interdisciplinary in Education for the countryside in the first half 2016. These games are worked in an interdisciplinary way different high school chemistry content. Verification of learning and motivation of students in relation to games was conducted by direct observation of participants and the questionnaire with objective and open questions. As a result it was found that most academics proved motivated and emphasized in their answers the importance of including games and play as facilitators resources of the teaching and learning process.
Keywords: Ensino e aprendizagem de química
Jogos didáticos
Atividade lúdica
Educação do Campo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/630
Issue Date: 7-Jul-2016
Appears in Collections:TCC Interdisciplinar em Educação do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEITE.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.