Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6309
Tipo: Monografia
Título: A percepção dos egressos do curso de agronomia da UFFS (campus Erechim) formados nas primeiras cinco turmas em relação à sua formação acadêmica e ao mercado de trabalho
Autor(es): Demarco, Fabio Luis
Primeiro Orientador: Berenchtein, Bernardo
Primeiro membro da banca: Perin, Gismael Francisco
Segundo membro da banca: Mossi, Altemir José
Resumo: Um dos temas de importância na atualidade é o embate do rápido crescimento populacional, quanto a produção de alimentos e aos recursos naturais. Diante deste cenário, os cursos de Agronomia, tem papel fundamental na formação de seus egressos e necessitam avaliar constantemente se a formação oferecida está adequada à realidade em que estão inseridos. O objetivo deste estudo consiste em investigar a percepção dos egressos formados em Agronomia nas primeiras cinco turmas (2010 a 2014), pela Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Erechim) estabelecendo seu perfil socioeconômico, avaliando sua trajetória e suas experiências profissionais, conhecendo as áreas de atuação e demandas demercado, analisando seu embasamento conceitual, identificando se as propostas do Projeto Pedagógico do Curso representam as necessidades relativas ao exercício profissional. Desta forma, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, com aplicação de questionário por meio eletrônico. As análises dos dados ocorreram de forma qualitativa e quantitativa. No que tange à percepção dos egressos sobre sua formação, identificou-se que aproximadamente 60% não se consideravam preparados para o mercado de trabalho quando se formaram, principalmente em relação aos conteúdos práticos, e que aproximadamente 20% não atua na profissão. A maioria 90% dos entrevistados consideraram que as disciplinas profissionalizantes ministradas contribuíram para o seu desempenho profissional, e a m i n o r i a 2 3 % avaliaram como ruim ou péssimo o espaço físico destinado as aulas práticas, enfatizando a necessidade do curso em dispor de mais atividades extracurriculares. Em contrapartida, constatou-se que a proposta do curso de investir em diretrizes com o viés de sustentabilidade e desenvolvimento profissional de seus acadêmicos, está apresentando resultados positivos, pois 57,6% dos egressos consideraram-se bem ou muito bem recebidos pelo mercado de trabalho em virtude da instituição, e em comparação com profissionais de outras instituições, este percentual sobe para 78%. Quanto ao mercado, 72,9% dos egressos atuam em sua área de formação, 8,5% continuam os estudos. Quanto ao mercado de trabalho pode-se aferir junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia que a atual realidade no municipio de Erechim é de 01 profissional de graduação superior em agronomia para cada 460 habitantes.
Palavras-chave: Agronomia
formação acadêmica
mercado de trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6309
Data do documento: Dez-2022
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEMARCO.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.