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Tipo: Artigo Cientifico
Título: Analfabetismo entre jovens e adultos: estudo da Meta 9 dos Planos Municipais de Educação do sudoeste paranaense
Autor(es): Santos, Jessica Bortolini dos
Primeiro Orientador: Voloski, Gilson Luis
Primeiro coorientador: Garcia, Ronaldo Aurélio Gimenes
Resumo: Esta pesquisa refere-se ao estudo documental da Meta 09 (nove) do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), delimitando a análise descritiva nos Planos Municipais de Educação (PMEs 2015-2025), microrregião da fronteira do sudoeste do Paraná, compreendendo os treze municípios do Estado: Capanema, Planalto, Realeza, Pérola d' Oeste, Bela Vista da Caroba, Santa Izabel do Oeste, Pranchita, Ampere, Santo Antônio do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Francisco Beltrão, Bom Jesus do Sul e Barracão. Considerando que o objetivo desta meta é elevar a taxa de alfabetização da população com mais de 15 anos, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir a taxa de analfabetismo funcional no Brasil, pergunta-se o que os municípios da região estão propondo em seus planos? Com base nisso, examinamos de que modo os municípios da microrregião estão apresentando e se organizando para cumprir a meta. Procuramos compreender as causas históricas da permanência do analfabetismo no país, e os empecilhos que impedem sua erradicação, se apoiando em informações e estudos realizados sobre coerências e incoerências, pontos comuns e distintos das estratégias propostas pelos municípios dentro da Meta 09. Investigamos, a fim de compreender os dados apresentados pelos institutos de pesquisa do Brasil, como o IBGE, IPARDES e AMSOP sobre o analfabetismo na região sudoeste e sua permanência. Fomentamos fatores que determinam e verbalizam a realidade do tema a partir de uma abordagem reflexiva realizada nos Planos Municipais de Educação (PMEs) dos municípios mencionados. A partir disso identificou-se como resultados que todos os municípios possuem oficialmente seu PME e todos apresentam textualmente a meta 09, manifestando um reconhecimento da problemática. Porém somente sete, dos treze municípios oferecem programas de alfabetização de jovens e adultos. Identificamos ainda que Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento, Pérola D’Oeste e Pranchita conseguiram no ano 2010 tornar-se livre do analfabetismo. Contudo, observamos todos esses municípios são caracterizados pela agricultura familiar, onde historicamente a educação, não é vista como um meio de aquisição cultural, social, financeira ou intelectual. Apontou-se por fim, que a educação formal, se constrói gradativamente em um sistema educacional organizado. Todavia, mesmo com todo o seu planejamento, o sistema ainda não encontrou uma maneira metodológica de assegurar o acesso e permanência do estudante no processo de escolarização da educação básica ofertada gratuitamente.
Abstract/Resumen: This research refers to the documentary study of Goal 09 (nine) of the National Education Plan (PNE 2014-2024), delimiting the descriptive analysis in the Municipal Education Plans (PMEs 2015-2025), micro-region on the border of southwest Paraná, comprising the thirteen municipalities of the state: Capanema, Planalto, Realeza, Pérola d'Oeste, Bela Vista da Caroba, Santa Izabel do Oeste, Pranchita, Ampere, Santo Antônio do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Francisco Beltrão, Bom Jesus do Sul and Barracão. Considering that the objective of this goal is to raise the literacy rate of the population over 15 years old, eradicate absolute illiteracy and reduce the rate of functional illiteracy in Brazil, one wonders what the municipalities in the region are proposing in their plans? Based on this, we examine how the municipalities in the micro-region are presenting and organizing themselves to meet the target. We seek to understand the historical causes of the permanence of illiteracy in the country, and the obstacles that prevent its eradication, relying on information and studies carried out on coherence and inconsistency, common and different points of the strategies proposed by the municipalities within Goal 09. to understand the data presented by research institutes in Brazil, such as IBGE, IPARDES and AMSOP on illiteracy in the southwest region and its permanence. We encourage factors that determine and verbalize the reality of the theme from a reflective approach carried out in the Municipal Education Plans (PMEs) of the mentioned municipalities. From this, it was identified as results that all municipalities officially have their PME and all present goal 09 textually, manifesting a recognition of the problem. However, only seven of the thirteen municipalities offer programs of Literacy for youth and adults. We also identified that Bom Jesus do Sul, Pinhal de São Bento, Pérola D’Oeste and Pranchita managed in 2010 to become free of illiteracy. However, we observe that all these municipalities are characterized by family farming, where historically education is not seen as a means of cultural, social, financial or intellectual acquisition. Finally, it was pointed out that formal education is gradually built in an organized educational system. However, even with all its planning, the system has not yet found a methodological way to ensure student access and permanence in the schooling process of basic education offered free of charge.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Alfabetização de jovens e adultos
Política educacional
Legislação escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6321
Data do documento: 2-Set-2022
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