Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Covalski, Alejandra Maria Rojas-
dc.creatorFortes, Karina do Valle-
dc.date2023-08-25-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:28:11Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-23T13:28:11Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6326-
dc.description.resumoPercebendo as novas necessidades e demandas de algumas escolas do município de Chapecó, estado de Santa Catarina, e de Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul, com a chegada de alunos hispanofalantes, na maioria venezuelanos, este trabalho de pesquisa visa descrever novas necessidades provocadas pela diversidade cultural e lingüística que, geralmente, impedem a inserção do estudante imigrante no contexto escolar. Assim, este trabalho propõe uma reflexão sobre a possibilidade de uma ação por parte da escola, sob uma perspectiva intercultural que ajude a integrar o aluno imigrante no sistema público de ensino, valorizando sua cultura, sua língua e sua história. Ao longo da construção do trabalho, nos baseamos em pesquisas sobre a perspectiva intercultural no ensino, realizadas por pesquisadores como Márcia Paraquett,Vera Maria Candau, Peter Mclaren, Edleise Mendes, entre outros. Percebemos então que o contexto escolar deve desenvolver abordagens que possibilitem um ensino que trabalhe sob a ótica intercultural, com o intuito de estimular a empatia e valorizar a diversidades, desfazer estigmas e atenuar o olhar etnocêntrico com relação à cultura do imigrante. É também uma maneira de começar uma mudança dentro de um espaço tão significativo, como é a escola. Portanto, a pesquisa finaliza com breve esboço de uma proposta de ação intercultural dentro do espaço escolar que envolva a escola como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-02-14T12:25:57Z No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 253560 bytes, checksum: d6b6f05d034548326aa5a2554851226a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-23T13:28:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 253560 bytes, checksum: d6b6f05d034548326aa5a2554851226a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T13:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 253560 bytes, checksum: d6b6f05d034548326aa5a2554851226a (MD5) Previous issue date: 2022-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectVenezuelanospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleUma proposta de ação/ ensino sob uma perspectiva intercultural em escolas públicas de Chapecó-SC e Nonoai- RSpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FORTES.pdf247,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.