Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6326
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Covalski, Alejandra Maria Rojas | - |
dc.creator | Fortes, Karina do Valle | - |
dc.date | 2023-08-25 | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T13:28:11Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14 | - |
dc.date.available | 2023-02-23T13:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6326 | - |
dc.description.resumo | Percebendo as novas necessidades e demandas de algumas escolas do município de Chapecó, estado de Santa Catarina, e de Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul, com a chegada de alunos hispanofalantes, na maioria venezuelanos, este trabalho de pesquisa visa descrever novas necessidades provocadas pela diversidade cultural e lingüística que, geralmente, impedem a inserção do estudante imigrante no contexto escolar. Assim, este trabalho propõe uma reflexão sobre a possibilidade de uma ação por parte da escola, sob uma perspectiva intercultural que ajude a integrar o aluno imigrante no sistema público de ensino, valorizando sua cultura, sua língua e sua história. Ao longo da construção do trabalho, nos baseamos em pesquisas sobre a perspectiva intercultural no ensino, realizadas por pesquisadores como Márcia Paraquett,Vera Maria Candau, Peter Mclaren, Edleise Mendes, entre outros. Percebemos então que o contexto escolar deve desenvolver abordagens que possibilitem um ensino que trabalhe sob a ótica intercultural, com o intuito de estimular a empatia e valorizar a diversidades, desfazer estigmas e atenuar o olhar etnocêntrico com relação à cultura do imigrante. É também uma maneira de começar uma mudança dentro de um espaço tão significativo, como é a escola. Portanto, a pesquisa finaliza com breve esboço de uma proposta de ação intercultural dentro do espaço escolar que envolva a escola como um todo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-02-14T12:25:57Z No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 253560 bytes, checksum: d6b6f05d034548326aa5a2554851226a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-23T13:28:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 253560 bytes, checksum: d6b6f05d034548326aa5a2554851226a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-23T13:28:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FORTES.pdf: 253560 bytes, checksum: d6b6f05d034548326aa5a2554851226a (MD5) Previous issue date: 2022-08-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Venezuelanos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de ação/ ensino sob uma perspectiva intercultural em escolas públicas de Chapecó-SC e Nonoai- RS | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORTES.pdf | 247.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.