Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6326
Type: Artigo Cientifico
Title: Uma proposta de ação/ ensino sob uma perspectiva intercultural em escolas públicas de Chapecó-SC e Nonoai- RS
Author: Fortes, Karina do Valle
First advisor: Covalski, Alejandra Maria Rojas
Resume: Percebendo as novas necessidades e demandas de algumas escolas do município de Chapecó, estado de Santa Catarina, e de Nonoai, no estado do Rio Grande do Sul, com a chegada de alunos hispanofalantes, na maioria venezuelanos, este trabalho de pesquisa visa descrever novas necessidades provocadas pela diversidade cultural e lingüística que, geralmente, impedem a inserção do estudante imigrante no contexto escolar. Assim, este trabalho propõe uma reflexão sobre a possibilidade de uma ação por parte da escola, sob uma perspectiva intercultural que ajude a integrar o aluno imigrante no sistema público de ensino, valorizando sua cultura, sua língua e sua história. Ao longo da construção do trabalho, nos baseamos em pesquisas sobre a perspectiva intercultural no ensino, realizadas por pesquisadores como Márcia Paraquett,Vera Maria Candau, Peter Mclaren, Edleise Mendes, entre outros. Percebemos então que o contexto escolar deve desenvolver abordagens que possibilitem um ensino que trabalhe sob a ótica intercultural, com o intuito de estimular a empatia e valorizar a diversidades, desfazer estigmas e atenuar o olhar etnocêntrico com relação à cultura do imigrante. É também uma maneira de começar uma mudança dentro de um espaço tão significativo, como é a escola. Portanto, a pesquisa finaliza com breve esboço de uma proposta de ação intercultural dentro do espaço escolar que envolva a escola como um todo.
Keywords: Interculturalidade
Cultura
Escola pública
Venezuelanos
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6326
Issue Date: 25-Aug-2022
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORTES.pdf247,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.