Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Krug, Marcelo Jacó | - |
dc.creator | Pappis, Veridiane | - |
dc.date | 2022-08-19 | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T13:33:47Z | - |
dc.date.available | 2023-02-14 | - |
dc.date.available | 2023-02-23T13:33:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-19 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329 | - |
dc.description.resumo | Com o presente artigo temos o intuito de pesquisar e descrever como o emprego da fonética e fonologia podem auxiliar estudantes que, na escrita, fazem a troca de um determinado tipo de fonema por outro. Empregar a fonética e fonologia no amparo a estudantes que apresentam esse tipo de troca é de extrema importância, principalmente no que diz respeito ao aprendizado da forma correta da escrita, utilizando da técnica da observação na hora de formar os fonemas e associá-los com a escrita. Nosso foco principal são as plosivas t, d; p, b; q, c e g e as fricativas f e v. Serão feitas experiências apontando as diferenças de um fonema vozeado para um fonema desvozeado e vice-versa. Nessa experiência é interessante que o estudante perceba a diferença do som quando há a troca de um fonema vozeado para um desvozeado e que ele consiga, a partir de exercícios, expressar essa diferença também na escrita. Na escrita, o aluno, muitas vezes, não consegue solucionar essas trocas sozinho. Desta maneira, o professor, podendo auxiliar na compreensão da escrita, o ajuda a seguir a norma padrão da língua portuguesa em seu processo de compreensão fonológica. O auxílio a alunos que apresentam essa dificuldade é muito importante para que haja progressão em suas habilidades de escrita, desta forma o estudante saberá qual fonema adicionar à palavra e sem nenhuma dificuldade, pois conseguiu reaprender os sons do alfabeto. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-02-14T12:53:17Z No. of bitstreams: 1 PAPPIS.pdf: 465568 bytes, checksum: f88bb4780b10cb6c7c124161253b7a4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-23T13:33:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PAPPIS.pdf: 465568 bytes, checksum: f88bb4780b10cb6c7c124161253b7a4c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-23T13:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAPPIS.pdf: 465568 bytes, checksum: f88bb4780b10cb6c7c124161253b7a4c (MD5) Previous issue date: 2022-08-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fonética | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O auxílio da fonética e da fonologia na escola: um estudo de caso no aprendizado da escrita da língua Portuguesa | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAPPIS.pdf | 454,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.