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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Krug, Marcelo Jacó-
dc.creatorPappis, Veridiane-
dc.date2022-08-19-
dc.date.accessioned2023-02-23T13:33:47Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-23T13:33:47Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329-
dc.description.resumoCom o presente artigo temos o intuito de pesquisar e descrever como o emprego da fonética e fonologia podem auxiliar estudantes que, na escrita, fazem a troca de um determinado tipo de fonema por outro. Empregar a fonética e fonologia no amparo a estudantes que apresentam esse tipo de troca é de extrema importância, principalmente no que diz respeito ao aprendizado da forma correta da escrita, utilizando da técnica da observação na hora de formar os fonemas e associá-los com a escrita. Nosso foco principal são as plosivas t, d; p, b; q, c e g e as fricativas f e v. Serão feitas experiências apontando as diferenças de um fonema vozeado para um fonema desvozeado e vice-versa. Nessa experiência é interessante que o estudante perceba a diferença do som quando há a troca de um fonema vozeado para um desvozeado e que ele consiga, a partir de exercícios, expressar essa diferença também na escrita. Na escrita, o aluno, muitas vezes, não consegue solucionar essas trocas sozinho. Desta maneira, o professor, podendo auxiliar na compreensão da escrita, o ajuda a seguir a norma padrão da língua portuguesa em seu processo de compreensão fonológica. O auxílio a alunos que apresentam essa dificuldade é muito importante para que haja progressão em suas habilidades de escrita, desta forma o estudante saberá qual fonema adicionar à palavra e sem nenhuma dificuldade, pois conseguiu reaprender os sons do alfabeto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-02-14T12:53:17Z No. of bitstreams: 1 PAPPIS.pdf: 465568 bytes, checksum: f88bb4780b10cb6c7c124161253b7a4c (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-23T13:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PAPPIS.pdf: 465568 bytes, checksum: f88bb4780b10cb6c7c124161253b7a4c (MD5) Previous issue date: 2022-08-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleO auxílio da fonética e da fonologia na escola: um estudo de caso no aprendizado da escrita da língua Portuguesapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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