Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329
Type: Artigo Cientifico
Title: O auxílio da fonética e da fonologia na escola: um estudo de caso no aprendizado da escrita da língua Portuguesa
Author: Pappis, Veridiane
First advisor: Krug, Marcelo Jacó
Resume: Com o presente artigo temos o intuito de pesquisar e descrever como o emprego da fonética e fonologia podem auxiliar estudantes que, na escrita, fazem a troca de um determinado tipo de fonema por outro. Empregar a fonética e fonologia no amparo a estudantes que apresentam esse tipo de troca é de extrema importância, principalmente no que diz respeito ao aprendizado da forma correta da escrita, utilizando da técnica da observação na hora de formar os fonemas e associá-los com a escrita. Nosso foco principal são as plosivas t, d; p, b; q, c e g e as fricativas f e v. Serão feitas experiências apontando as diferenças de um fonema vozeado para um fonema desvozeado e vice-versa. Nessa experiência é interessante que o estudante perceba a diferença do som quando há a troca de um fonema vozeado para um desvozeado e que ele consiga, a partir de exercícios, expressar essa diferença também na escrita. Na escrita, o aluno, muitas vezes, não consegue solucionar essas trocas sozinho. Desta maneira, o professor, podendo auxiliar na compreensão da escrita, o ajuda a seguir a norma padrão da língua portuguesa em seu processo de compreensão fonológica. O auxílio a alunos que apresentam essa dificuldade é muito importante para que haja progressão em suas habilidades de escrita, desta forma o estudante saberá qual fonema adicionar à palavra e sem nenhuma dificuldade, pois conseguiu reaprender os sons do alfabeto.
Keywords: Fonética
Linguística
Língua Portuguesa
Escrita
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6329
Issue Date: 19-Aug-2022
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAPPIS.pdf454,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.