Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6392
Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagens profissionais de professores de pedagogia do ensino superior no processo de planejamento da atividade docente
Autor(es): Habitzreiter, Taiane Tais
Primeiro Orientador: Richit, Adriana
Primeiro membro da banca: Lins, Abigail Fregni
Segundo membro da banca: Binotto, Rosiane Rossato
Terceiro membro da banca: Silva, Rodrigo Sychode da
Resumo: A presente investigação centra-se no estudo sobre a aprendizagem profissional de professores, entendida como um processo no qual os professores ampliam, renovam e reveem o seu compromisso com o ensino e orienta-se pela seguinte problemática: “Quais são as aprendizagens profissionais desenvolvidas por professores do ensino superior a partir do planejamento da atividade docente?”. Para tanto, a pesquisa toma por contexto geográfico o estado de Santa Catarina, restringindo-se às Universidades Públicas Federais e Estaduais que ofertam cursos de licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e guia-se pelo objetivo de evidenciar e discutir as aprendizagens profissionais de professores universitários de cursos de licenciatura em Pedagogia no contexto da realização do planejamento da atividade docente. O estudo consiste em uma análise qualitativa e interpretativa e os dados foram constituídos por meio de questionário e entrevista dirigidos a professores dos cursos de Pedagogia. A análise dos dados foi realizada na perspectiva da Análise de Conteúdos e tem como fonte principal a obra de Bardin. Como resultado da pesquisa, evidenciaram-se quatro categorias centrais: planejamento docente; finalidades da docência; fundamentos teóricos e por fim, estratégias formativas. Por meio da análise destas categorias, evidencia-se que o planejamento da atividade docente favorece aprendizagens profissionais mediante a reflexão sobre a prática, partilha de experiências, colaboração com os colegas e ressignificação sobre a sua prática. Além disso, oportuniza ao professor pensar em estratégias formativas alinhadas com o perfil do estudante e o contexto da prática docente. Estes aspectos favorecem a aprendizagem profissional do professor universitário e, portanto, o seu desenvolvimento profissional.
Abstract/Resumen: The present investigation focuses on the study of teachers' professional learning, understood as a process in which teachers expand, renew and review their commitment to teaching and is guided by the following problem: "What are the professional learning developed by higher education teachers from the planning of the teaching activity? To this end, the research takes the state of Santa Catarina as its geographic context, restricting itself to the Federal and State Public Universities that offer undergraduate courses in Pedagogy in face-to-face mode and is guided by the objective of highlighting and discussing the professional learning of university professors of degree courses in Pedagogy in the context of carrying out the planning of the teaching activity. The study consists of a qualitative and interpretative analysis and the data were constituted through a questionnaire and an interview directed to professors of Pedagogy courses. Data analysis was carried out from the perspective of Content Analysis and has Bardin's work as its main source. As a result of the research, four central categories were highlighted: teaching planning; teaching purposes; theoretical foundations and finally, training strategies. Through the analysis of these categories, it is evident that the planning of the teaching activity favors professional learning through reflection on practice, sharing experiences, collaboration with colleagues and reframing their practice. In addition, it allows the teacher to think about training strategies aligned with the student's profile and the context of teaching practice. These aspects favor the professional learning of university professors and, therefore, their professional development.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Ensino Superior
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6392
Data do documento: 13-Fev-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HABITZREITER.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.