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Tipo: Dissertação
Título: Educação geográfica, protagonismo juvenil e formação cidadã a partir da obra "Geografia, educação e cidadania" do projeto Nós Propomos!
Autor(es): Carvalho, Paula Terres
Primeiro Orientador: Callai, Helena Copetti
Primeiro membro da banca: Bruna, Cristhian Moreira
Resumo: O presente trabalho abordou a temática da Educação Geográfica, do Protagonismo Juvenil e da Formação Cidadã e suas inter-relações escolares. Teve como objetivo geral: identificar a presença da Educação Geográfica, do Protagonismo Juvenil e da Formação Cidadã nas experiências escolares desenvolvidas pelo Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Especificamente, buscou-se: a) delinear as bases teóricas e metodologias das pesquisas sobre Educação Geográfica, Protagonismo Juvenil e Formação Humana, realizadas na pós-graduação brasileira, para conhecer a realidade que permeia o meio acadêmico; b) contextualizar o Projeto Nós Propomos, descrevendo sua trajetória no contexto ibero-americano; e, por meio dos artigos presentes no ―Livro Geografia, Educação e Cidadania‖, c) indicar se a Educação Geográfica aparece no Projeto, conhecer a existência do protagonismo juvenil nas ações realizadas e apontar se a formação cidadã está presente no Nós Propomos!. A abordagem metodológica é qualitativa e para analisar os dados adotou-se a técnica da Análise de Conteúdo através da leitura dos artigos publicados no Eixo 1 do Domínio A, parte da obra ―Geografia, Educação e Cidadania‖, referente ao I Congresso Nós propomos. Os materiais utilizados se concentraram em publicações impressas e digitais, considerando autores expoentes da Educação Geográfica (CALLAI, CAVALCANTI, CASTELLAR), que conhecem bem o Projeto Nós Propomos! (BAZZOLI, CLAUDINO), que investigaram as concepções de Protagonismo Juvenil (SOUZA e STAMATO) e autores referência para a Formação Cidadã (FREIRE, SANTOS). A partir do arcabouço teórico elencado e os resultados produzidos a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), percebeu-se que os conceitos evidenciados se materializaram nos artigos, ainda que de forma pouco expressiva, conforme o caso do Protagonismo Juvenil. As experiências escolares que se desenvolveram a partir da educação geográfica permitiram ao estudante um protagonismo e uma autonomia que, se incentivada frequentemente, pode se tornar uma prática de participação e cidadania. Como contribuição, especialmente na concepção de protagonismo juvenil, sugere-se a construção de um conceito próprio do Projeto, para que sua práxis se consolide.
Abstract/Resumen: The present work addressed the issue of Geographic Education, Youth Protagonism and Citizenship Education and their school interrelationships. Its general objective was: to identify the presence of Geographic Education, Youth Protagonism and Citizenship Education in the school experiences developed by the Nós Propomos! Citizenship and Innovation in Geographic Education. Specifically, we sought to: a) outline the theoretical bases and methodologies of research on Geographic Education, Youth Protagonism and Human Formation, carried out in Brazilian postgraduate courses, in order to understand the reality that permeates the academic environment; b) contextualize the We Propose Project, describing its trajectory in the Ibero-American context; and, through the articles present in the ―Geography, Education and Citizenship Book‖, c) indicate whether Geographic Education appears in the Project, know the existence of youth protagonism in the actions carried out and point out if citizen formation is present in Nós Propomos!. The methodological approach is qualitative and to analyze the data, Content Analysis was adopted by reading the articles published in Axis 1 of Domain A, part of the work ―Geografia, Educação e Cidadania‖, referring to the 1 st Congress We propose. The materials used focused on printed and digital publications, considering authors who are exponents of Geographic Education (CALLAI, CAVALCANTI, CASTELLAR), who are well acquainted with the Nós Propomos! (BAZZOLI, CLAUDINO), who investigated the concepts of Youth Protagonism (SOUZA and STAMATO) and reference authors for Citizenship Education (FREIRE, SANTOS). From the theoretical frameworl listed and the results produced from the Content Analysis (BARDIN, 1977), it was noticed that the concepts evidenced materialized in the articles, albeit in a not very expressive way, as in the case of Youth Protagonism. The school experiences that developed from geographic education allowed the student to have a leading role and autonomy that, if frequently encouraged, can become a practice of participation and citizenship. As a contribution, especially in the conception of youth protagonism, it is suggested the construction of a concept of the Project, so that its praxis is consolidated.
Palavras-chave: Projeto Nós Propomos
Análise de conteúdo
Geografia
Ensino e aprendizagem
Cidadania
Escola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6427
Data do documento: 5-Jun-2022
Nível: Mestrado
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