Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6433
Tipo: Dissertação
Título: A investigação-formação-ação como modo de potencializar a compreensão acerca do ensino de ciências por investigação na formação continuada de professoras
Autor(es): Melo, Débora Kélli Freitas de
Primeiro Orientador: Wenzel, Judite Scherer
Primeiro membro da banca: Bolzan, Doris Pires Vargas
Segundo membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: Este estudo aborda como temática a Investigação-Formação-Ação como modo de potencializar a compreensão do Ensino de Ciências por Investigação com um grupo de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central da pesquisa foi a implementação e o acompanhamento do processo formativo de Investigação-Formação-Ação. Visamos compreender se o contexto formativo potencializou a compreensão acerca do Ensino de Ciências por Investigação. Na formação continuada que foi realizada, tivemos a intenção de possibilitar compreensões acerca da inserção dessa abordagem nas práticas pedagógicas das professoras. Os pressupostos teóricos e os modelos formativos que conduziram a formação foi a Investigação-Formação-Ação e a Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências, com atenção para os pressupostos do ensino numa perspectiva histórico-cultural. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida num viés da reflexão crítica e teve, como aporte para a produção dos resultados, a Análise Textual Discursiva. Os resultados nos mostraram a importância da formação continuada para as professoras que atuam nos anos iniciais, de modo especial, para auxiliar em questões de cunho conceitual em Ciências, para promover a reflexão compartilhada pela via do diálogo formativo, do espelhamento de práticas e das escritas reflexivas. Outrossim, destacamos que realizar o estudo e incentivar a elaboração de atividades investigativas voltadas para o Ensino de Ciências tornou possível evidenciar os seguintes movimentos formativos: oportunidade de qualificar o Ensino de Ciências, contribuição do Ensino de Ciências por Investigação para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores e o protagonismo docente que se mostraram nas espirais autorreflexivas do modelo de formação que foi adotado. Os resultados também reforçam a importância da formação continuada para desenvolver nas professoras um perfil investigativo. Isso foi possível mediante os encontros formativos que propiciaram um espaço colaborativo com a realização de estudos e trocas de experiências relacionando a prática de sala de aula com o Ensino de Ciências por Investigação.
Abstract/Resumen: This study addresses Research-Training-Action as a theme as a way of enhancing the understanding of Science Teaching through Research with a group of teachers from the early years of Elementary School. The main objective of the research was the implementation and monitoring of the Investigation-Training-Action training process. We aim to understand whether the training context enhanced the understanding of Science Teaching through Research. In the continuing education that was carried out, we had the intention of making possible understandings about the insertion of this approach in the pedagogical practices of the teachers. The theoretical assumptions and training models that guided the training were Research-Training-Action and Research-Training-Action in Science Teaching, with attention to the assumptions of teaching in a historical-cultural perspective. The research, with a qualitative approach, was developed with a view to critical reflection and had, as a contribution to the production of results, the Discursive Textual Analysis. The results showed us the importance of continuing education for teachers who work in the early years, especially to help with conceptual issues in Science, to promote shared reflection through formative dialogue, mirroring practices and writings. reflective. Furthermore, we emphasize that carrying out the study and encouraging the development of investigative activities aimed at Science Teaching made it possible to highlight the following formative movements: opportunity to qualify Science Teaching, contribution of Science Teaching by Investigation to the development of Higher Psychological Functions and the teaching protagonism that were shown in the selfreflexive spirals of the training model that was adopted. The results also reinforce the importance of continuing education to develop an investigative profile in the teachers. This was possible through the formative meetings that provided a collaborative space for carrying out studies and exchanging experiences relating classroom practice to Science Teaching by Investigation.
Palavras-chave: Ensino
Ciência
Formação de professores
Formação continuada do professor
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6433
Data do documento: 2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELO.pdf3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.