Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6434
Type: Dissertação
Title: Abordagem temática e alfabetização científico-tecnológica no ensino de ciências: contribuições para o currículo nos anos iniciais do ensino fundamental
Author: Kleszta, Sandra Fabiane
First advisor: Santos, Rosemar Ayres dos
metadata.dc.contributor.referee1: Vestena, Rosemar de Fátima
metadata.dc.contributor.referee2: Nicolay, Deniz Alcione
Resume: Com o desenvolvimento desta dissertação buscamos pela compreensão do que é currículo, mais especificamente o currículo de Ciências, bem como, as configurações curriculares que apresentam a Abordagem Temática e a Abordagem Científico-Tecnológica no ensino de Ciências para os Anos Iniciais. Desse modo, objetivamos investigar as concepções da abordagem temática e da Alfabetização Científico-tecnológica no ensino de Ciências para o currículo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para embasamento teórico, nos alicerçamos nos pressupostos de Freire e o enfoque CTS. Optamos, em um primeiro momento, em investigar, através de revisão bibliográfica em teses e dissertações da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, como alfabetizar o educando para que ele consiga ler científico-tecnologicamente o mundo; em um segundo momento, analisamos os livros didáticos de ciências dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e investigamos como a história da ciência-tecnologia se apresenta nos livros didáticos analisados; na sequência analisamos periódicos da área do ensino de Ciências e examinamos como é desenvolvido o currículo de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para alfabetizar científico-tecnologicamente; ainda em uma quarta investigação analisamos os livros didáticos de ciências dos Anos Iniciais e investigamos como se apresentam a abordagem temática e a alfabetização científico-tecnológica. Por fim, em um quinto momento, lançamos um olhar para a Base Nacional Comum Curricular e observamos como estão apresentadas a abordagem temática e a Alfabetização Científico-Tecnológica. Assim, de forma geral, a pesquisa aqui apresentada é qualitativa, de caráter bibliográfico e documental. A problemática consistiu em compreender: quais as contribuições da abordagem temática e da alfabetização científico-tecnológica no ensino de Ciências para o currículo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Como resultados, sinalizamos que, para que o currículo se consolide nesta perspectiva que analisamos, é necessário repensar a formação continuada dos educadores, visto que a formação inicial para Anos Iniciais se faz no Curso de Pedagogia, geralmente, com uma formação polivalente, priorizando mais a linguagem e a matemática, preterindo as Ciências, por exemplo. Por conseguinte, encontramos várias formas de ensinar ciências nos Anos Iniciais que se aproximam da perspectiva da aproximação Freire-CTS, relacionando, desse modo, a Ciência com a Tecnologia e suas influências na Sociedade, as quais proporcionam currículo emancipatório capaz de desenvolver cidadãos com condições de transformar a sua própria realidade. Com relação aos livros didáticos, reconhecemos um aspecto importante, um avanço para a educação, a oferta de obras interdisciplinares pela primeira vez na história dos livros didáticos. Os resultados da pesquisa, ainda, nos possibilitaram identificar possíveis configurações curriculares com base no referencial já mencionado, entre elas: um currículo que valorize o contexto social do educando e, a partir deste, possibilite a problematização do conteúdo programático através do diálogo, como, também, o instigue a aprender mais através do exercício da autonomia e o protagonismo do educando. Com base nessas constatações, observamos, ainda, que além do apoio e iniciativa das autoridades competentes com relação à formação continuada, se faz necessário que o educador esteja disposto a aprender e (trans)formar-se constantemente.
Abstract: With the development of this dissertation, we seek to understand what curriculum is, more specifically the Science curriculum, as well as the curricular configurations that present the Thematic Approach and the Scientific-Technological Approach in Science teaching for the Early Years. Thus, we aim to investigate the conceptions of the thematic approach and Scientific-technological Literacy in Science teaching for the curriculum in the Early Years of Elementary School. For theoretical foundation, we base ourselves on Freire's assumptions and the STS approach. At first, we chose to investigate, through a bibliographic review of theses and dissertations from the Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, of the Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, how to alphabetize the student so that he can read the world scientifically and technologically; in a second moment, we analyze the science textbooks of the Initial Years (1st to 5th year) and we investigate how the history of science-technology presents itself in the analyzed textbooks; then, we analyze periodicals in the field of science education and examine how the science curriculum is developed in the early years of elementary school for scientific-technological literacy; still in a fourth investigation, we analyzed science textbooks from the Early Years and investigated how the thematic approach and scientific-technological literacy are presented. Finally, in a fifth moment, we look at the Common National Curriculum Base and observe how the thematic approach and Scientific-Technological Literacy are presented. Thus, in general, the research presented here is qualitative, bibliographical and documentary. The problem consisted in understanding: what are the contributions of the thematic approach and scientifictechnological literacy in Science teaching for the curriculum in the Early Years of Elementary School? As a result, we point out that, for the curriculum to consolidate in this perspective that we analyzed, it is necessary to rethink the continuing education of educators, since the initial training for Early Years is done in the Pedagogy Course, generally with a polyvalent training, prioritizing more language and mathematics, bypassing Science, for example. Therefore, we find several ways of teaching science in the early years that approach the perspective of the Freire-STS approach, thus relating Science to Technology and its influences on Society, which provide an emancipatory curriculum capable of developing citizens with conditions to transform your own reality. With regard to textbooks, we recognize an important aspect, an advance for education, the offer of interdisciplinary works for the first time in the history of textbooks. The research results also enabled us to identify possible curricular configurations based on the aforementioned framework, including: a curriculum that values the social context of the student and, based on this, enables the problematization of the syllabus through dialogue, as well as, encourages them to learn more through the exercise of autonomy and the role of the student. Based on these findings, we also observe that, in addition to the support and initiative of the competent authorities in relation to continuing education, it is necessary for the educator to be willing to constantly learn and (trans)form.
Keywords: Ensino
Ciência
Currículo
Currículo de ensino fundamental
Alfabetização
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6434
Issue Date: 2022
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KLESZTA.pdf1,75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.