Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wenzel, Judite Scherer-
dc.contributor.referee1Emmel, Rúbia-
dc.contributor.referee2Goldschmidt, Andréa Inês-
dc.creatorBourscheid, Rosanara-
dc.date2022-03-11-
dc.date.accessioned2023-04-06T14:06:11Z-
dc.date.available2023-
dc.date.available2023-04-06T14:06:11Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6438-
dc.description.abstractThe study presents an investigation carried out within the scope of the Graduate Program in Science Teaching (PPGEC) of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS). The research theme included the continuing education of teachers who work in Early Childhood Education, in a process of Research-Training-Action (IFA) with attention to Science Teaching. The research problem sought to answer: What is this that is shown about Science Teaching in Early Childhood Education in a context of continuing teacher training by the IFA movement? In order to answer the research question, we carried out a literature review and followed a training process with a group of teachers who work in Early Childhood Education. The information collected from the literature review and from the recording of the training meetings constituted the research corpus. For the analysis, we had the Discursive Textual Analysis (DTA) as a guide, which allowed for a greater impregnation of the corpus, through the multiple movements of reading, unitarization, categorization and elaboration of the new emergent. The results constructed through the bibliographic review indicated the need to provide opportunities for studies on Science Teaching, as a potentiator of learning and child development in spaces for continuing teacher education. And by analyzing the training meetings held with the teachers, it is possible to state about the importance of mirroring practices as a way of qualifying the understanding of Science Teaching in Early Childhood Education. Furthermore, pedagogical training from the perspective of Educating through Research indicated the importance of this study to help teachers organize investigative learning situations. The research carried out reinforces that the collective study, in a process mediated from the needs of the context, is fundamental for the (re)construction of the teachers' knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO estudo apresenta uma investigação realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A temática da pesquisa contemplou a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil, num processo de Investigação-Formação-Ação (IFA) com atenção para o Ensino de Ciências. O problema da pesquisa buscou responder: O que é isso que se mostra sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil num contexto de formação continuada de professoras pelo movimento da IFA? Visando responder à pergunta de pesquisa, realizamos uma revisão bibliográfica e acompanhamos um processo formativo com um grupo de professoras que atuam na Educação Infantil. As informações coletadas da revisão bibliográfica e da degravação dos encontros de formação constituíram o corpus da pesquisa. Para a análise tivemos como orientação a Análise Textual Discursiva (ATD) que possibilitou maior impregnação do corpus, por meio dos múltiplos movimentos de leitura, unitarização, categorização e elaboração do novo emergente. Os resultados construídos mediante a revisão bibliográfica indicaram a necessidade de oportunizar estudos acerca do Ensino de Ciências, como potencializador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil nos espaços de formação continuada de professores. E pela análise dos encontros formativos realizados com as professoras, é possível afirmar sobre a importância do espelhamento de práticas como modo de qualificar a compreensão sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil. Ainda, a formação pedagógica na perspectiva do Educar pela Pesquisa, indicou a importância desse estudo para auxiliar as professoras a organizarem situações de aprendizagens investigativas. A pesquisa realizada reforça que o estudo coletivo, num processo mediado a partir das necessidades do contexto, é fundamental para a (re)construção dos conhecimentos das professoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-03-28T18:47:27Z No. of bitstreams: 1 BOURSCHEID.pdf: 7724046 bytes, checksum: f2272fd596eb7f346e22463622ea1198 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-06T14:06:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BOURSCHEID.pdf: 7724046 bytes, checksum: f2272fd596eb7f346e22463622ea1198 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T14:06:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BOURSCHEID.pdf: 7724046 bytes, checksum: f2272fd596eb7f346e22463622ea1198 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.description.sponsorshipAgência 1pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO processo de investigação-formação-ação e o ensino de ciências na formação continuada de professores da educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOURSCHEID.pdf7,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.