Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6438
Type: Dissertação
Title: O processo de investigação-formação-ação e o ensino de ciências na formação continuada de professores da educação infantil
Author: Bourscheid, Rosanara
First advisor: Wenzel, Judite Scherer
metadata.dc.contributor.referee1: Emmel, Rúbia
metadata.dc.contributor.referee2: Goldschmidt, Andréa Inês
Resume: O estudo apresenta uma investigação realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A temática da pesquisa contemplou a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil, num processo de Investigação-Formação-Ação (IFA) com atenção para o Ensino de Ciências. O problema da pesquisa buscou responder: O que é isso que se mostra sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil num contexto de formação continuada de professoras pelo movimento da IFA? Visando responder à pergunta de pesquisa, realizamos uma revisão bibliográfica e acompanhamos um processo formativo com um grupo de professoras que atuam na Educação Infantil. As informações coletadas da revisão bibliográfica e da degravação dos encontros de formação constituíram o corpus da pesquisa. Para a análise tivemos como orientação a Análise Textual Discursiva (ATD) que possibilitou maior impregnação do corpus, por meio dos múltiplos movimentos de leitura, unitarização, categorização e elaboração do novo emergente. Os resultados construídos mediante a revisão bibliográfica indicaram a necessidade de oportunizar estudos acerca do Ensino de Ciências, como potencializador da aprendizagem e do desenvolvimento infantil nos espaços de formação continuada de professores. E pela análise dos encontros formativos realizados com as professoras, é possível afirmar sobre a importância do espelhamento de práticas como modo de qualificar a compreensão sobre o Ensino de Ciências na Educação Infantil. Ainda, a formação pedagógica na perspectiva do Educar pela Pesquisa, indicou a importância desse estudo para auxiliar as professoras a organizarem situações de aprendizagens investigativas. A pesquisa realizada reforça que o estudo coletivo, num processo mediado a partir das necessidades do contexto, é fundamental para a (re)construção dos conhecimentos das professoras.
Abstract: The study presents an investigation carried out within the scope of the Graduate Program in Science Teaching (PPGEC) of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS). The research theme included the continuing education of teachers who work in Early Childhood Education, in a process of Research-Training-Action (IFA) with attention to Science Teaching. The research problem sought to answer: What is this that is shown about Science Teaching in Early Childhood Education in a context of continuing teacher training by the IFA movement? In order to answer the research question, we carried out a literature review and followed a training process with a group of teachers who work in Early Childhood Education. The information collected from the literature review and from the recording of the training meetings constituted the research corpus. For the analysis, we had the Discursive Textual Analysis (DTA) as a guide, which allowed for a greater impregnation of the corpus, through the multiple movements of reading, unitarization, categorization and elaboration of the new emergent. The results constructed through the bibliographic review indicated the need to provide opportunities for studies on Science Teaching, as a potentiator of learning and child development in spaces for continuing teacher education. And by analyzing the training meetings held with the teachers, it is possible to state about the importance of mirroring practices as a way of qualifying the understanding of Science Teaching in Early Childhood Education. Furthermore, pedagogical training from the perspective of Educating through Research indicated the importance of this study to help teachers organize investigative learning situations. The research carried out reinforces that the collective study, in a process mediated from the needs of the context, is fundamental for the (re)construction of the teachers' knowledge.
Keywords: Formação continuada do professor
Ensino
Educação infantil
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6438
Issue Date: 2022
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOURSCHEID.pdf7,54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.