Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A oralização por meio da leitura de poemas: estratégias de ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Claudia Araujo
Primeiro Orientador: Paula, Luciano Melo de
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta a oralidade como uma das habilidades de enorme relevância no contexto escolar, sendo preciso um olhar atento quanto aos métodos utilizados para o seu desenvolvimento dentro da sala de aula. Somando-se a isso, a literatura possibilita que o indivíduo desenvolva reflexões, pois desperta no sujeito suas emoções e amplia sua visão de mundo. Diante desta perspectiva, a literatura apresenta-se como facilitadora no desenvolvimento da oralidade. Dessa forma, o presente trabalho aborda o ensino de literatura na educação básica como ferramenta para o desenvolvimento da oralidade e centrou-se na realização de uma oficina de leitura de poemas em voz alta executados por alunos que integram o Ensino Fundamental II. Como objetivos específicos foram utilizadas estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem a fim de desenvolver a oralidade através da leitura de poemas, bem como promover a oralização por parte dos estudantes por meio de declamação de poemas utilizando-se da entonação, interpretação, ritmo, pausas, rimas, instigando-os a desenvolverem sentidos, ampliando sua compreensão de si e do mundo. Para dialogar com o tema proposto foram abordadas contribuições de Medeiros (2007); Oliveira (2011); Freitas, Teixeira e Machado (2016); Fernandes (2015) e Santos e Abud (2020). Percebeu-se que esse espaço da oralidade e a criação de jogos de sentidos que a literatura possibilita é pouco frequente na sala de aula. Com essa proposta busca-se estimular os docentes e futuros profissionais docentes a tornarem presente em suas aulas a prática da oralidade, instigando os alunos a terem melhor desenvoltura em todos os contextos sociais.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Literatura
Base Nacional Comum Curricular
Oralidade
Poesia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf235,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.