Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452| Type: | Artigo Cientifico | 
| Title: | A oralização por meio da leitura de poemas: estratégias de ensino-aprendizagem | 
| Author: | Silva, Claudia Araujo | 
| First advisor: | Paula, Luciano Melo de | 
| Resume: | A Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta a oralidade como uma das habilidades de enorme relevância no contexto escolar, sendo preciso um olhar atento quanto aos métodos utilizados para o seu desenvolvimento dentro da sala de aula. Somando-se a isso, a literatura possibilita que o indivíduo desenvolva reflexões, pois desperta no sujeito suas emoções e amplia sua visão de mundo. Diante desta perspectiva, a literatura apresenta-se como facilitadora no desenvolvimento da oralidade. Dessa forma, o presente trabalho aborda o ensino de literatura na educação básica como ferramenta para o desenvolvimento da oralidade e centrou-se na realização de uma oficina de leitura de poemas em voz alta executados por alunos que integram o Ensino Fundamental II. Como objetivos específicos foram utilizadas estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem a fim de desenvolver a oralidade através da leitura de poemas, bem como promover a oralização por parte dos estudantes por meio de declamação de poemas utilizando-se da entonação, interpretação, ritmo, pausas, rimas, instigando-os a desenvolverem sentidos, ampliando sua compreensão de si e do mundo. Para dialogar com o tema proposto foram abordadas contribuições de Medeiros (2007); Oliveira (2011); Freitas, Teixeira e Machado (2016); Fernandes (2015) e Santos e Abud (2020). Percebeu-se que esse espaço da oralidade e a criação de jogos de sentidos que a literatura possibilita é pouco frequente na sala de aula. Com essa proposta busca-se estimular os docentes e futuros profissionais docentes a tornarem presente em suas aulas a prática da oralidade, instigando os alunos a terem melhor desenvoltura em todos os contextos sociais. | 
| Keywords: | Ensino e aprendizagem Literatura Base Nacional Comum Curricular Oralidade Poesia | 
| Language: | por | 
| Country: | Brasil | 
| Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul | 
| Acronym of the institution: | UFFS | 
| College, Institute or Department: | Campus Chapecó | 
| Type of Access: | Acesso Aberto | 
| URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452 | 
| Issue Date: | 12-Dec-2022 | 
| Appears in Collections: | Letras | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.