Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6491
Type: Monografia
Título : Aplicabilidade da filosofia Lean Office em uma cooperativa de crédito
Author: Oliveira, Vanessa Carvalho de
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
metadata.dc.contributor.referee1: Kroth, Darlan Christiano
metadata.dc.contributor.referee2: Labes, Emerson Moises
Resume: A filosofia lean office passou a ser um tema muito citado nas empresas dentro das áreas administrativas, uma vez que pode ser utilizada com um conjunto de ferramentas para melhor alcançar os resultados propostos, possibilitando um processo de produção sem desperdícios, com mais agilidade e qualidade. Nesse contexto, a presente pesquisa objetiva compreender a filosofia lean office e possíveis erros da aplicabilidade que estavam ocorrendo no setor de cadastro em uma Cooperativa de Crédito do Município de Chapecó-SC. Assim, realizou-se uma revisão sistemática de literaturas que contribuiram para a construção do referencial teórico. Sendo uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para coletar as informações foram utilizados os instrumentos disponíveis no setor de cadastro. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica espinha de peixe, por ser uma ferramenta que possibilita detectar problemas que vêm ocorrendo dentro dos fluxos operacionais. Os resultados alcançados indicam que é necessário realizar alguns ajustes com a gestão da área, umas vez que, foi possível identificar a falta de treinamentos e os impactos que causam na padronização dos processos cadastrais, e com isso ocasionando retrabalhos e atrasos na produção.
Resumen : The lean office philosophy has become a widely cited theme in companies within administrative areas, as it can be used with a set of tools to achieve even better than proposed results, that enable a waste-based production process with agility and quality. In this context, this research aimed to understand the lean office philosophy and possible errors of applicability that were taking place in the registration sector at a Credit Cooperative located in Chapecó-SC. For the study, a systematic literature review was carried out that contributed to the construction of the theoretical framework of the study. It was quantitative and qualitative research, and instruments available in the registration sector were used to collect the information. For data analysis, the fishbone technique was used, a tool that alows detection of problems that have been occurring within operational flows. The results achieved indicate that it is necessary to make some adjustments to the management of the area as it was possible to identify a lack of training along with its associated impact. It also identified the absence of standardization of registration processes which caused rework and delays in production throughout the day.
Palabras clave : Empresa
Lean office
Cooperativa de crédito
Padronização
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6491
Fecha de publicación : 1-mar-2023
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.