Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6499
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Repercussões da vida pessoal e profissional na qualidade de vida da mulher educadora: uma revisão de literatura
Autor(es): Silva, Ester Galon da
Araújo, Julia Alves de
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Resumo: Este estudo analisa a literatura científica e aborda a qualidade de vida da mulher educadora no contexto pessoal e profissional. Para tanto, toma como referências teóricas principais a concepção de gênero, a questão do ser mulher educadora assim mostrando quais os fatores que mais afetam positivamente ou negativamente sua saúde, qualidade de vida e desempenho no trabalho. Foi realizada uma revisão integrativa na base de dados do Portal de Periódicos da Capes utilizando como descritores: mulher, educadora e qualidade de vida. A busca resultou em 16 artigos selecionados, sendo 9 brasileiros, 3 em espanhol, 4 em inglês, havendo um número menor de artigos estrangeiros devida a escolha da plataforma priorizar estudos nacionais. A análise resultou na divisão de 3 categorias, sendo elas, categoria 1 - Impactos da docência na qualidade de vida da mulher, citando o que impacta e de que forma isso interfere na qualidade de vida da educadora, seja no campo profissional quanto pessoal. A categoria 2 - O que é qualidade de vida e como pode ser mensurada? conceituando a qualidade de vida e como acontece e de que forma ela é situada nos estudos e Categoria 3 - Potencialidades e fragilidades do ser mulher educadora, onde é mencionado sobre questões inerentes da mulher educadora. Destacando questões sobre os paradigmas que permeiam a vida da mulher, tanto no pessoal, quanto profissional, e como eles podem afetar sua qualidade de vida, citando questões inerentes ao ser mulher educadora na sociedade atual. Como resultado destaca as condições de trabalho, a carga horária e principalmente a importância de uma rede de apoio como influenciadores na qualidade de vida da mulher educadora, relacionando-a com a visão errada que a sociedade permanece tendo sobre o ser mulher e o ser educadora.
Abstract/Resumen: This study analyzes the scientific literature and addresses the quality of life of female educators in their personal and professional contexts. To do so, it takes as main theoretical references the conception of gender, the issue of being a woman educator, thus showing which factors most affect positively or negatively their health, quality of life and performance at work. An integrative review was carried out in the database of the Portal de Periódicos da Capes using as descriptors: woman, educator and quality of life. The search resulted in 16 selected articles, 9 of which were Brazilian, 3 in Spanish, 4 in English, with a smaller number of foreign articles due to the choice of platform to prioritize national studies. The analysis resulted in the division of 3 categories, namely, category 1 - Impacts of teaching on women's quality of life, citing what impacts and how it interferes with the educator's quality of life, both professionally and personally. Category 2 - What is quality of life and how can it be measured? conceptualizing the quality of life and how it happens and how it is situated in the studies and Category 3 - Potentialities and weaknesses of being a woman educator, where it is mentioned about inherent issues of the woman educator. Highlighting questions about the paradigms that permeate women's lives, both personally and professionally, and how they can affect their quality of life, citing issues inherent in being a woman educator in today's society. As a result, it highlights the working conditions, the workload and especially the importance of a support network as influencers in the quality of life of the woman educator, relating it to the wrong view that society still has about being a woman and being an educator .
Palavras-chave: Qualidade de vida
Mulher
Educadora
Atenção à saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6499
Data do documento: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf666,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.