Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6501
Tipo: Monografia
Título: Percepções de sucesso e/ou de fracasso escolar na alfabetização/letramento: desafios e possibilidade
Autor(es): Leite, Adriane de Souza
Sarmento, Andrieli de Paula
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Primeiro membro da banca: Alves, Solange Maria
Segundo membro da banca: Slongo, Iône Inês Pínson
Resumo: Estudar as ocupações com o sucesso e o fracasso na alfabetização significa ocupar-se de um processo indissociável, que cotidianamente tem parecido e/ou aparecido dissociado. Partindo do pressuposto de que a alfabetização significa ensinar e aprender a ler e escrever socialmente e fazer uso destes processos tendo em vista a cidadania, definimos como objetivo geral deste exercício de iniciação científica: investigar estudos e reflexões efetuadas no tocante às experiências de sucesso e/ou de fracasso que ocorrem e/ou decorrem desse ciclo formativo, matriciados pelo problema de pesquisa. Que estudos vêm sendo realizados acerca do sucesso e do fracasso escolar particularmente em atenção à perspectiva da alfabetização-letramento? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, também denominada por Ferreira (2002) como “estado do conhecimento”. A busca em destaque, mobilizada por expressões de busca específicas, nos permitiram localizar 17 (dezessete) artigos, provenientes de três fontes on-line: CAPES, IBITC e ANPED, situados no recorte temporal 2000 a 2022. Destes, é possível destacar que há pesquisadores jovens inquietos, há autores inquietos, os quais prioritariamente são profissionais da Pedagogia e da área de Letras. Os estudos catalogados traduzem interfaces que conectam as duas discussões: alfabetização/letramento, sucesso/fracasso. Sua indissociabilidade pode ser melhor compreendida na articulação entre as categorias, as quais explicitam demandas relativas à formação inicial e continuada de professores, a atenção às boas práticas, entendidas como práticas atentas às necessidades e realidades das crianças, a efetivação de projetos educativos com materiais e recursos criativos e a consideração da avaliação como movimento formativo, como instrumento pedagógico. Isso leva-nos a compreender que ocupação com os temas e suas vinculações requerem movimentos permanentes, se a alfabetização/letramento for a prioridade nas políticas públicas e nas práticas educacionais.
Abstract/Resumen: Studying the occupations with success and failure in literacy means dealing with an inseparable process, which on a daily basis has seemed and/or appeared to be dissociated. Assuming that literacy means teaching and learning to read and write socially and make use of these processes with a view to citizenship, we define the general objective of this scientific initiation exercise as: to investigate, studies and reflections carried out with regard to successful experiences and /or failures that occur and/or result from this formative cycle, based on the research problem. What studies have been carried out on school success and failure, particularly with regard to the literacy learnedness perspective? Methodologically, we carried out an exploratory bibliographical research, also called by Ferreira (2002) as “state of knowledge”. The highlighted search, mobilized by specific search expressions, allowed us to locate 17 (seventeen) articles, from three online sources: CAPES, IBITC and ANPED located in the time frame 2000 to 2022. Of these, it is possible to highlight that there are restless young researchers, there are restless authors, who are primarily professionals in Pedagogy and in the area of Literature. The cataloged studies translate interfaces that connect the two discussions: literacy/learnedness, success/failure. Their inseparability could be better can be better understood in the articulation between the categories, which make explicit demands related to the initial and continued training of teachers, attention to good practices, understood as practices attentive to the needs and realities of children, the implementation of educational projects with materials and creative resources and the consideration of evaluation as a formative movement, as a pedagogical instrument. This leads us to understand that occupation with the themes and their links require permanent movements, if literacy/learnedness is a priority in public policies and educational practices.
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino e aprendizagem
Letramento
Sucesso escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6501
Data do documento: 27-Fev-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITE.pdf879,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.