Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6558
Tipo: Monografia
Título: Panorama das inter-relações de avaliação no currículo: um olhar para os eventos ANPED e ENDIPE
Autor(es): Drebes, Larissa Fátima
Primeiro Orientador: Uhmann, Rosangela Ines Matos
Primeiro membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Segundo membro da banca: Bozzato, Carla Vargas
Resumo: Debater a avaliação no ensino faz parte do processo de entender que o currículo precisa ser coerente com o ensino e a aprendizagem centrada no aluno. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é compreender como as perspectivas de avaliação se apresentam nos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE) no ensino em contexto curricular, visto possíveis inter-relações, limites e/ou desafios. A busca pelo evento da ANPED ocorreu nos trabalhos dos anais de 2021, enquanto no ENDIPE, foi em um E-book, ano de 2020. Ao todo foram selecionados 41 trabalhos que após a análise dos títulos, emergiram quatro categorias, a saber: Avaliação Institucional, Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Externa e Concepção de Avaliação e Currículo. Portanto, infelizmente destacamos que faltam trabalhos referente a avaliação no Ensino de Ciências, bem como do autor principal que é o aluno no processo de ensino. Dizer também que foi possível refletir sobre a avaliação como processo de ensino e não como produto, percebendo a importância de se desenvolver uma avaliação crítica, participativa, reflexiva e principalmente dialógica e justa.
Abstract/Resumen: Debating assessment in teaching is part of the process of understanding that the curriculum needs to be consistent with student-centered teaching and learning. Thus, the objective of this research is to understand how the evaluation perspectives are presented in the works of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPED) and the National Meeting of Didactics and Teaching Practices (ENDIPE) in teaching in a curricular context , considering possible interrelationships, limits and/or challenges. The search for the ANPED event took place in the works of the annals of 2021, while in ENDIPE, it was in an E-book, year 2020. In all, 41 works were selected that, after analyzing the titles, four categories emerged, namely: Evaluation Institutional, Learning Assessment, External Assessment and Assessment and Curriculum Design. Therefore, unfortunately we point out that there is a lack of work referring to evaluation in Science Teaching, as well as the main author who is the student in the teaching process. Also say that it was possible to reflect on the evaluation as a teaching process and not as a product, realizing the importance of developing a critical, participatory, reflective and mainly dialogical and fair evaluation.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Currículo
Alunos
Professores
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6558
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DREBES.pdf618,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.