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Type: Dissertação
Title: Ser professor de educação infantil: interlocuções entre a perspectiva italiana de Reggio Emilia e as novas diretrizes para a educação infantil brasileira
Author: Rodrigues, Tamires
First advisor: Neitzel, Odair
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Beltrame, Lisaura Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Picoli, Bruno Antonio
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Caroline Machado C.
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Ana Maria de
Resume: Este trabalho desenvolvido através do estudo no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul, dedica-se a investigar a temática acerca de “campos de experiências” na Educação Infantil, conceito que emerge na BNCC-EI como guia norteador do trabalho pedagógico dos professores de crianças de 0 a 5 anos, mas não citado em nenhum outro documento da educação infantil. O estudo aqui apresentado revela que tão conceito tem sua vertente conceitual, dentro da abordagem de Reggio Emilia, e que esta tem forte influência nos documentos norteadores da educação infantil desde a década de 1950. A chegada dessa abordagem em documento normativo da educação não esclarece as consequências do reconhecimento desses campos de experiência, e nem mesmo é possível se observar na realidade uma discussão salutar entre os educadores sobre o tema. Compreende- se, no entanto, que essa abordagem afeta a prática pedagógica dos professores, ou deveria afetar, e também as percepções de escola, de espaço, de criança, de documentação e de avaliação. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil (2020), construído pelo Movimento Pela Base, com base nos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil de (2009), destacam que a BNCC- EI, tem forte influência da abordagem de cunho filosófico e educacional de Reggio Emilia, sobretudo quando afirma que cabe ao professor a organização cotidiana de espaços e tempos para que a criança seja protagonista dos seus processos de aprendizagem. Assim, o objetivo deste estudo é: compreender como se constitui o conceito de experiência dentro dos campos de experiências na BNCC- EI e suas interlocuções com o trabalho pedagógico dos professores de Educação Infantil, com a Colaboração de Autores como: Barbosa e Richter (2015), Gandini e Goldhaber (2002), Rinaldi (1999, 2022, 2014), Zuccoli (2015), Edwards et al (1999- 2016), Proença (2019- 2022), Finco e Barbosa (2015), Hoyuelos (2020), Vecchi (2017), e Dewey (1976). O trabalho traça um percurso desde como surgiu o termo campo de experiência na BNCC –EI, e analisa quais são os valores de aprendizagem que constituem o trabalho pedagógico com base na abordagem que fundamenta os campos de experiência e, por fim, aponta alguns esclarecimentos sobre o que significa, em termos de trabalho pedagógico, o conceito de experiência educativa. A metodologia aplicada foi de pesquisa bibliográfica com análise hermenêutica das fontes, tantos documentais, quanto outras investigações científicas materializadas em teses e dissertações publicadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes.
Abstract: This work aims to investigate about "fields of experience", a concept mentioned by the BNCC-EI, but not mentioned in any other document of early childhood education. The advent of this approach in a normative education document does not clarify the consequences of recognizing these fields of experience, and it is not even possible to actually observe a healthy discussion among educators on the subject. It is understood, however, that this approach affects the pedagogical practice of teachers, or should, and also the perceptions of school, space, child, documentation, and evaluation. The National Parameters for Quality of Early Childhood Education (2020) highlight that the BNCC-EI is strongly influenced by the philosophical and educational approach of Reggio Emilia, especially when it states that the teacher is responsible for the daily organization of spaces and times for the child to be the protagonist of their learning processes. Thus, the objective of this study is: to understand how the concept of experience is constituted within the fields of experience in the BNCC- EI, with the contribution of authors such as: Barbosa and Richter (2015), Gandini and Goldhaber (2002), Rinaldi (1999, 2022, 2014), Zuccoli (2015), Edwards et al (1999- 2016), Proença (2019-2022), Finco and Barbosa (2015), Hoyuelos (2020), Vecchi (2017), and Dewey (1976). The work draws a path from how the term field of experience appeared in the BNCC -EI, and it analyzes what are the learning values that constitute the pedagogical work based on the approach that underlies the fields of experience and, finally, it points some clarifications on what it means, in terms of pedagogical work, the concept of educational experience. The methodology applied was bibliographic research with hermeneutic analysis of the sources, both documental and other scientific research materialized in theses and dissertations published in the Capes Bank of Theses and Dissertations.
Keywords: Educação infantil
Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil de
Ensino e aprendizagem
Crianças
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6581
Issue Date: 30-Mar-2023
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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